A busca por um transporte público eficiente, sustentável e que propicie uma melhor qualidade de vida para seus usuários, tem sido uma constante em diferentes cidades do mundo. Desta busca nasce o Personal Rapid Transit (PRT), um tipo de transporte público e elétrico que está tomando forma como um dos mais eficientes, mais agradável ao entorno e menos poluente.
Atualmente, Masdar City, em Abu Dhabi, é a cidade que pretende ser a primeira cidade do mundo 100% ecológica, e tem em funcionamento o sistema PRT como parte de um projeto que pretende eliminar a necessidade do uso de automóveis. Mas é importante considerar, que esta é uma alternativa que, pouco a pouco, distintas cidades se atrevem a implementar, há quem ainda não esteja convencido de sua viabilidade em grande escala.
PRT e sua experiência em Masdar City
O Personal Rapid Transit consiste em uma frota de veículos elétricos que se alimentam de energia na via, e por isso não necessitam de bateria, e cada auto tem a capacidade máxima para três pessoas. Estes pequenos e ligeiros carros percorrem trilhos controlados por um monitor onde o passageiro somente tem que indicar o destino no mapa. Os computadores que controlam o movimento dos automóveis buscam o caminho mais eficiente para chegar ao destino e evitam a colisão entre os carros. O tamanho reduzido da infraestrutura necessária – trilhos e estações-, permite que esta seja construída no subsolo, nas ruas ou por sobre as casa, em grande altura.
Atualmente, no mundo existem duas redes de PRT em completa operação. A primeira a ser instalada no mundo (em 1975) está em Morgantown, EUA, sendo que esta não é totalmente fiel ao sistema PRT – já que, por exemplo, tem a capacidade para oito pessoas sentadas, e o PRT é desenhado para transportar, no máximo, 3 pessoas – , mas que segue importantes características deste sistema. Atualmente, Morgantown tem a rede mais extensa, com 13,2km, e conta com cinco estações e 73 veículos. O sistema serve para transportar os estudantes e professores da West Virginia University, os quais pagam semestralmente, ou uma tarifa de US$0.50 por viagem.
Outro sistema que opera completamente com os princípios do PRT foi instalado em 2011 no aeroporto de Heathrow, em Londres, e funciona como piloto, promovido pela empresa Ultra PRT. Tem uma longitude de 3,8 km, três estações e 21 veículos. O sistema transporta os passageiros do Terminal 5 a um estacionamento.
O seguinte vídeo mostra como o sistema consegue transportar 48 pessoas em menos de cinco minutos.
Entretanto, além destas experiências, Masdar City, Abu Dhabi (Emirados Árabes), é a que tem o projeto mais ambicioso para o Personal Rapid Transit. Desde 2010, está em operação um sistema de 1,5km, com cinco estações e 13 veiculos,os quais transportam os visitantes do aeroporto internacional de Abu Dhabi até a parte mais avançada do planejamento urbano da cidade, que pretende ser a primeira do planeta 100% ecológica. O objetivo final de Masdar City, é que o PRT anule a necessidade dos automóveis convencionais.
Na continuação, um vídeo gráfico do projeto do PRT em Masdar Ciry, e que também, mostra a atual construção.
Algumas características que defende o PRT em comparação com outros tipos de transportes:
- quatro vezes menor o uso de energia que o automóvel;
- não contamina de forma direta;
- 3 a 5 vezes mais rápido que os ônibus, 2 a 3 vezes mais rápido que o automóvel;
- extremamente seguro, devido à automatização e velocidade constante;
- cada veículo custa 10 mil euros: no entanto, como tempo seu preço reduzirá de 3 a 4 vezes, e sua vida útil é muito maior que a de um automóvel, dado que apenas tem partes móveis;
- cada km de trilho custo dois milhões de euros, similar ao que custa uma pista de uma rodovia;
- ocupa 0,02% de terreno urbano, enquanto que os automóveis ocupam 30% deste;
-é cômodo para todos os passageiros, já que ninguém tem que dirigir;
-seu fácil uso permite que até crianças de 10 anos o usem, sem um acompanhamento de um adulto. Os idosos e descapacitados também têm menos dificuldades para entrar.
Desvantagens:
-a velocidade máxima é de 60km/h, aproximadamente;
-a construção da primeira rede de transporte público baseada no sistema PRT, terá um alto custo;
-privatizar a exploração de uma de PRT significaria dar o monopólio desta a uma empresa;
-as simulações demonstram que 30% dos veículos viaja vazio;
-risco de vandalismo dentro dos veículos.
A discussão entorno da viabilidade do PRT é uma das principais razões do porque não se começaram mais aplicações, pois se coloca em duvida a viabilidade do sistema em grande escala. Entretanto, existem organizações como Citizens for Personal Rapid Transit que defendem este projeto como o “transporte que funciona para a gente, a economia e o meio ambiente.”
Atualmente, mais projetos de PRT estão em construção. Um destes está em Suncheon, na Republica da Coreia, e espera-se a sua finalização em 2013. A construção consiste em 9,8km de trilhos, duas estações e 40 veículos para conectar a cidade com o futuro lugar onde se realizará o Festival Internacional de Jardinagem.
Outro projeto é em Punjab, na Índia, que com 7 km de via, 7 estações e 200 veículos pretende ser nada menos que o primeiro sistema urbano de PRT, quando esteja terminado em 2014.