Neste vídeo, Strukt, um escritório de Design na Áustria, pinta as paredes do escritório de Büro Hirzberger em Viena com projeções sobre um papel de parede digital. Com total liberdade criativa permitida pelo cliente, foi possível a criação de um sistema que projeta conteúdos e vídeos em tempo real, sem distorção e em qualquer superfície. Desde então, várias experiências diferentes têm sido realizadas, entre elas una animação do Pac Man, assim como as listras em movimento.
A iluminacão pintada sobre as paredes é uma tendência atual da arquitetura. Em cidades mais dinâmicas, temos visto como a iluminação artificial é um componente importante da tecnologia digital. As ruas de Tokyo, repletas de anúncios coloridos nos deram um exemplo disto por muitos anos. Contudo, a aplicação da luz digital está sendo aplicada de uma forma ainda mais divertida e interativa devido aos avanços da tecnologia e, também, graças à recepção artística dentro das sociedades urbanas.
Desde 2009, Strukt, revelou um estilo de design altamente interativo e que explora plenamente as vantagens do mundo digital. Desde a perspectiva do que signifca um bom projeto de iluminação, as percepcões sobre a iluminação dependem das experiências anteriores do intérprete, da cultura e do humor. Tanto no caso do escritório de Büro Hirzberger como na instalação Lightrails, pintar as paredes por meios digitais é um fruto da cultura pop que sempre busca o efêmero.
Lightrails é uma escultura de luz com a intenção de redefinir e reinterpretar a sala de exposições de Kunsthalle Wien em Viena. Foi utilizada uma técnica de mapeamento simples, porém efetiva para criar projeções sem costuras em ambos lados do objeto.(Video abaixo:)
Feixes de luz são causados pelos visitantes ao pisar nos pedais que estão no chão. Eles correm pela sala à raiz da superfície criada pela escultura, enquanto a velocidade e o brilho do feixe são diretamente influenciados pela força que o visitante coloca em seus pés sobre os pedais.
Isto também influencia no volume dos efeitos sonoros, já que cada feixe de luz é acompanhado por um som. O sinal de áudio é reproduzido em um sistema que permite o posicionamento espacial dos sons e cria uma experiência realmente envolvente.