A Escola da Cidade, por meio de seu selo editorial, a Editora da Cidade e, em parceria com a Editora Hedra, está produzindo desde o ano passado a Coleção Arquiteturas, sobre trabalhos de arquitetos brasileiros e estrangeiros.
Projeto idealizado pelos professores Anderson Freitas, Eduardo Ferroni, Carlos Ferrata, Cesar Shundi, Pablo Hereñu e Pedro Barros, a coleção tem o intuito de produzir livros de arquitetura como pesquisa pedagógica, com a participação dos alunos, sob orientação de professores da Escola da Cidade. As publicações são bilíngues, traduzidas para o inglês pela professora Irene Sinnecker Levin.
O primeiro volume é o livro “Antonio Carlos Barossi”, o primeiro dos quatro que irão compor a coletânea.
“A ideia é fazer um recorte não só da produção contemporânea de arquitetos brasileiros e estrangeiros, mas também uma leitura de trabalhos de arquitetos consagrados ou pouco divulgados”, conta Anderson Freitas.
Os livros foram desenvolvidos durante o ano letivo de 2011, alimentados por oficinas de fotografia, redesenhos de projetos e diagramação, e coordenados pelos professores envolvidos, responsáveis também pela produção dos textos.
Estão previstas, ainda, publicações sobre Solano Benitez,( que acontecerá já no mês de abril deste ano), Salvador Cândia e João Filgueiras Lima (Lelé). Cada lançamento é precedido de uma palestra, debate ou exposição.
Antonio Carlos Barossi
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 1979, possui doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando também no ensino de projeto de arquitetura.
Livro “Antonio Carlos Barossi”
Organização: Carlos Ferrata e Cesar Shundi
Número de páginas: 192
Impressão: Yangraf
Tamanho: 15 x 21 cm, capa dura
Edição: Editora da Cidade
Informações: www.escoladacidade.edu.br