Longas extensões de terreno das estradas – até age agora destinadas apenas para o transporte – são a chave do projeto de SolaRoadways . O projeto consiste na transformação das estradas convencionais em uma fonte de captura de energia solar.
O que para muitos parece um megaprojeto pouco factível, hoje está apenas há alguns passos de sua materialização, pois o EUA e a Holanda se preparam para instalar esta tecnologia de energia solar num estacionamento e em uma ciclovia, respectivamente. Embora estes projetos sejam de pequena escala, a pesquisa avança pela implantação de calçadas captadoras de energia solar com pontos de recarga para veículos elétricos.
Quilômetros e quilômetros de estradas expostas ao sol sem nada que interfira sua chegada à superfície além das nuvens, as quais em certas zonas do planeta são quase inexistentes por amplos períodos. O Departamento de Água e Energia de Los Angeles há alguns anos incentiva a pesquisa da produção fotovoltaica através de um programa de financiamento até 2016, o qual inclui – entre outras coisas – instalações em edifícios e o desenvolvimento de parques solares.
A primeira estrada solar dos Estados Unidos é conhecida como SolaRoad e conta com o apoio financeiro da Administração Federal de Estradas do país. O protótipo do asfalto solar de 11 x 4 m² já começou a ser construído em um estacionamento de Idaho e estará concluído para uso em 2013. Embora ainda seja muito custosa a implantação de painéis solares de vidro em uma estrada mais extensa (cada painel custa aproximadamente oito mil euros e tem a vida útil de 21 anos aproximadamente), Scott Brusaw, um dos fundadores de Solar Roadways, afirmou a ABC que a medida que são fabricados metros desta via, a própria geração de energia servirá para autofinanciar todo o projeto. Esta poderia ser uma medida de grande importância para o país, pois a estrada solar pretende reduzir a dependência de petróleo nas pistas.
Enquanto isto na Holanda, país que lidera as rotas de transporte alternativas, foram aprovados recentemente os primeiros 100 metros de estrada solar onde será inserida uma ciclovia na cidade de Krommenie. Espera-se que sejam gerados 50 kW/m²/ano, que serão redirecionados para a iluminação do segmento da via e a sinalização que utilizará LED. O objetivo deste projeto piloto é demonstrar que é possível a existência desta tecnologia.