Oliver Schau é um artista alemão que tem realizado estas intervenções de mobiliário urbano reciclando o uso de diferentes espaços públicos na cidade de Hamburgo. Seu trabalho consiste em tomar como base diferentes estruturas próprias da cidade e readapta-las para o uso de seus habitantes. Para isso utiliza tubos de drenagem amarelos que tem a firmeza e a flexibilidade necessárias para adequarem-se as estruturas que os suportam.
De baixo custo e resistentes às variações climáticas, como o calor e a chuva, são confortáveis e permitem ao usuário um descanso urbano colorido para um relaxamento em diferentes situações, deitado sobre a base de uma ponte, encostado ou sentado entre uma árvore e algum poste.
“O enfoque experimental e intervencionista para mim é mais importante que a busca pelo produto perfeito” conta Schau a publicação Spiegel.
Este mobiliário urbano demonstra o empoderamento sobre a cidade que um simples tudo de drenagem pode ter, como um projeto simples e honesto pode resignificar os espaços, e como esta mesma iniciativa possa talvez repetir-se em outros setores mais carentes de recursos e espaços públicos qualificados.