Hoje na nossa seção de Fotografia e Arquitetura, apresentamos o fotógrafo Fran Parente, brasileiro, arquiteto, vive em São Paulo e dedica-se à fotografia de arquitetura. Veja a entrevista e uma seleção das melhores imagens da Fran Parente.
1. Quando e como você começou a fotografar arquitetura?
No fim do meu curso de arquitetura, eu estava trabalhando como estagiário no Triptyque Architecture. Sempre fotografei edifícios e lugares durante as minhas viagens com família e amigos, mas nunca pensei que isto acabaria sendo o meu trabalho. Durante o meu estágio tive a oportunidade de fotografar o edifício Colômbia, que havia acabado de ser concluído. Digo que este foi o momento no qual abri meus olhos para fotografar a arquitetura. Em alguns meses eu encerrei meu estágio e pude dedicar meu tempo livre a fotografia de arquiteturas.
2. Você é arquiteto?
Sim, finalizei meu curso de graduação em arquitetura em 2008.
3. Por que gostas de fotografar arquitetura?
Pois isto me dá a oportunidade de viver duas coisas que me apaixonam: fotografia e arquitetura.
4. Quem é seu arquiteto favorito?
Herzog & De Meuron.
5. Qual é a sua obra favorita?
Tive uma experiência inesquecível quando eu fotografei o Vitra Haus do Herzog & De Meuron.
6. Como você trabalha? (independente, com arquitetos, editorais, revistas, viajas muito?)
Costumo fotografar sozinho e a maioria dos meus trabalhos que são comissionados diretamente pelos arquitetos. Também colaboro com trabalhos encomendados por revistas de arquitetura e interiores, livros e sites. Viajo pelo menos uma vez a cada dois meses para a América do Sul, EUA ou para o norte do Brasil para fotografar hotéis e casas de praia.
7. Quais equipamentos e softwares você usa?
Formato digital, assim eu posso lidar com o fluxo do trabalho. Lentes com ligeiras inclinações e um tripé estável. No estúdio nós usamos principalmente o Adobe Photoshop e o software de câmera RAW e, às vezes, o Adobe Lightroom.