Cerimônia de premiação da proposta vencedora marcou início da elaboração do projeto executivo, que definirá cronograma das obras.
A comemoração dos 463 anos de Salvador foi marcada pela apresentação oficial dos projetos que irão requalificar os três principais largos do Pelourinho – veja os projetos completos aqui.
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (29), no Palácio Rio Branco, o arquiteto Arthur de Mattos Casas, junto com outros membros da equipe vencedora, assinou o contrato para a elaboração do projeto executivo que será finalizado até o final do ano. A partir de então, será montado o cronograma das obras que têm previsão de conclusão até 2014. A proposta dará uma nova leitura aos largos Tereza Batista, Quincas Berro D´Água e Tereza Batista. “Como todo brasileiro tem um pouco de baiano, para mim é uma oportunidade incrível poder requalificar esses três largos tão importantes para a cultura desta cidade”, declara o arquiteto paulista Arthur Casa, autor da proposta vencedora.
Quem quiser conferir de perto os projetos classificados no Concurso Nacional de Ideias para Requalificação de Largos do Pelourinho poderão visitar a exposição, que ficará aberta ao público entre os dias 03 a 30 de abril, no Espaço Cultural Solar Ferrão, situado no Largo do Pelourinho. “Será a oportunidade para que o público possa fazer sua própria avaliação das propostas apresentadas”, afirma Nivaldo Andrade, presidente do IAB-BA. Serão expostas plantas dos 33 projetos inscritos no concurso. O Solar Ferrão funciona de terça-feira a sexta, de 10h às 18h, e aos sábados e domingos, de 13h às 17h.
Através do projeto, os três Largos do Pelourinho abrangem propostas diferenciadas. O Largo Pedro Arcanjo, localizado na Rua Gregório de Matos, será transformado em uma espécie de belvedere entre a cidade histórica e a moderna, com um deck utilizado como anfiteatro, camarim, mirante e cinema a céu aberto. O Largo Tereza Batista, também situado na Rua Gregório de Matos, continuará sediando eventos culturais da cidade, com um palco suspenso e um discreto toldo branco dialogando com as fachadas, caracterizando-o como largo da inclusão social, que engloba feiras de artesanato e culinária, com instalações completas e infraestrutura para shows. Quanto ao Quincas Berro D’Água, localizado na Rua Inácio Accioly, a ideia é reconstruir uma área verde voltada para o lazer e entretenimento, com direito a parque, passeio público, teatros de rua e rodas de capoeira. ”Esse projeto vencedor não visou apenas ganhar o concurso, mas foi um projeto sensitivo e específico por atender as necessidades dos Largos e por trazer elementos novos”, relata Paulo Ormindo de Azevedo, arquiteto e presidente da Comissão Julgadora do Concurso.
Concurso Nacional de Ideias
Numa iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – seção Bahia (IAB-BA), o Concurso visa proporcionar a implantação de um conjunto de ações que trarão melhorias aos Largos do Centro Antigo. Ao total, foram analisadas 33 propostas pela comissão julgadora, formada por arquitetos de renome nacional e internacional, como o argentino Jorge Moscato; o colombiano Daniel Bonila; Paulo Ormindo de Azevedo, Professor Titular da UFBA e membro da Academia de Letras da Bahia; o portalegrense Flávio Kiefer; e o cearense Antonio Carlos Campelo Costa.
Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada