Esta semana, em nossa série Fotografia e Arquitetura, queremos apresentar à nossa primeira entrevistada mulher, Maíra Acabaya: brasileira, residente em São Paulo e fotógrafa de profissão, atuou em distintos segmentos, e finalmente há cinco anos, dedica-se a fotografia arquitetônica. A seguir, deixamos a entrevista exclusiva com Maíra e uma seleção de suas melhores fotos.
1. Quando e como começou a fotografar arquitetura?
Comecei a fotografar arquitetura a pedidos de arquitetos em 2007/2008. Desde os primeiros trabalhos fiquei fascinada com a possibilidade e a liberdade que possuía de interpretar um desenho arquitetônico através da fotografia e do meu olhar.
Com a câmera na mão sempre dirigi meu olhar para as paisagens, cidades e suas arquiteturas, e, também, para as pessoas e suas casas. Sempre gostei dos enquadramentos retos, as composições equilibradas e o silêncio do espaço. Creio que toda a fotografia possui um silêncio intrínseco, mas na fotografia de arquitetura isto é ainda mais forte. Sendo um pouco mais de prática, minha família é de arquitetos, meu pai, meu tio, e também, se pode dizer, minha avó, que desenhou a primeira casa na qual vivemos. Ou seja, sempre tive muito contato com arquitetura. Agora o meu marido e muitos amigos.
Cita: Victor Delaqua. "Fotografia e Arquitetura: Maíra Acayaba" 09 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado 31 Mar 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/01-42224/fotografia-e-arquitetura-maira-acayaba> ISSN 0719-8906