Como contamos para vocês na semana passada, o coletivo artístico Laboratorio Escénico Visual (LEV) está trabalhando na série de instalações: “Coisas que gosto de fazer, porque sim”. O projeto compreende a criação de seis instalações que serão montadas em distintos pontos da cidade. Em janeiro passado, a população de Santiago teve a oportunidade de presenciar a primeira obra da série, onde as artistas colocaram 500 origamis pendurados numa árvore localizada no Parque Florestal.
“Coisas que gosto de fazer, porque sim II” foi feita no início de abril na ponte Racamalac*, onde o grupo colocou 2800 tsurus, criando uma espécie de arco-íris de pássaros que cruzavam a emblemática “ponte iluminada” de Santiago de Chile.
O objetivo da obra, segundo as artistas, é fortalecer o vínculo entre o habitante e sua cidade.”Temos a sensação de que o transeunte ao se confrontar a “algo lindo” inserido em seu espaço cotidiano estabelece uma conexão positiva com seu entorno, o que em parte o alegra e por outra estimula o seu sentido de pertencer à este espaço.”
A terceira obra da série será montada no final de abril nos parques infantis do Parque Bustamante e também alterará a materialidade com a qual trabalham, no entanto perseguirá o mesmo foco; que o habitante se identifique em sua cidade.
* Ponte para pedestres entre Parque Balmaceda e Sta Maria.