O ninho Clemson Clay foi uma instalação pública em uma paisagem aberta realizada pelo naturalista e artista bávaro Nils-Udo. Foi construído em 2005 nos jardins botânicos da Universidade de Clemson, na Carolina do Sul, Estados Unidos.
Foi construído com a ajuda de vários voluntários e universitários, utilizaram-se 80 toneladas de troncos de pinheiro recolhidos nos arredores do condado de Oconee, e cem varas de bambu, que foram dispostas cuidadosamente formando uma estrutura no interior de uma escavação circular bem profunda. A terra rica em argila manteve a estrutura firme por dois anos, e depois foi destruída. A maioria dos troncos foi utilizada para cobrir o buraco.
Embora não seja uma instalação onde se dê abrigo às pessoas, diferente da arquitetura, é interessante observar como se dá forma e se mantem uma estrutura utilizando um método bastante básico e instintivo; embutir em terra firme e, depois, juntar peças no sentido contrário, tudo sobre uma base circular, equilibrada e sem pontos críticos.
Vía Thisiscolossal