Faz um tempo que contamos sobre este projeto que pretende usar um espaço subterrâneo, atualmente vazio em Nova Iorque para fazer um aprque público. Neste vídeo os criadores de “Delancey underground Project” explicam o projeto e a tecnologia que convertiria este lugar úmido e escuro em um lugar para passear e aproveitar a cidade.
O “The Delancey Underground Project” tem como objetivo converter um terminal de trens localizado abaixo da rua Delancey, em um extraordinário parque público subterrâneo, batizado como “LowLine”. Inspirado no assombroso impacto do HighLine, as empresas locais, os moradores, líderes comunitários e os políticos, todos manifestaram seu entusiasmo nessa ideia” Agora a equipe autora deste projeto está focada em aumentar o apoio público, preparando tudo para converter esta ideia em realidade.
O “The Delancey Underground Project” é mais que uma oportunidade de revitalização econômica, mas sim que também representa o projeto de vanguarda e uma nova geração da tecnologia verde. O “LowLine” está no coração de um debate global mais amplo sobre o potencial da infraestrutura urbana residual, e a necessidade das cidades de reinventar o significado dos espaços, tanto na superfície como no subterrâneo. O projeto também prevê um novo enfoque para a tecnologia solar que utiliza fibra ótica inovadora para refletir a luz subterrânea, a redução de gasto de eletricidade, reduzir as emissões de carbono, e gerar a capacidade de plantas, árvores e ervas que crescem no interior. O “LowLine” é essencialmente parte da próxima fase do desenho urbano, onde a escala humana e a cada vez maior escassez de recursos nos permite imaginar um uso mais inteligente, mais criativo dos espaços públicos.
“O que pode chegar a ser este espaço verde? A medida que o High Line demonstrou, ser um parque público impressionante, pode oferecer grandes oportunidade para a expressão criativa. O “LowLine” pretende ter uma programação de atividade para todo o ano, oq eu convida a comunidade a usar o espaço de novas maneiras. Desde exposições de arte, mercados de agricultores, atividade educativas e eventos, grando uma comunidade inspirada pela beleza do cenário”, disseram seus autores.
Veja o vídeo abaixo: (em inglês)