O enorme museu construído no interior de uma antiga central de energia, já finalizou sua primeira etapa de extensão. Como no projeto original, Herzog & De Meuron foi o escritório responsável pelo projeto. Nesta etapa uns tanques de projeto foram transformados em galerias de exposição, em especial para os Jogos Olímpicos deste ano. As primeiras exibições estão previstas para julho deste ano.
Os tanques sul e leste são os reabilitados, estes serão adaptados às novas necessidades do Tate de poder apresentar outro tipo de exibições de arte, como performances, instalações, cinema, entre outros.
Como parte do Festival de Londres 2012, o tanque leste receberá uma exibição realizado pela artista de performance e vídeos Sung Hwam Kim, enquanto o tanque sul terá uma mostra rotativa de projetos.
Os tanques foram inicialmente câmaras industriais massivas que continham o petróleo que alimentava a central e estavam sem uso desde 1981. Cada um deles mede mais de 30 metros de largura e 7 metros de altura.
A fase dois do projeto consiste de um edifício alto com uma fachada de tijolo, relacionando-se com o original Tate Modern. Este edifício dará lugar a mais galerias e lugares para o desenvolvimento da arte e ações sociais, criando, aproximadamente, 70% a mais de espaços para expor e desenvolver distintos programas que o museu atual. A inauguração está prevista para o final de 2016.
Via BD Online