Richard Meier & Partners acaba de anunciar seu primeiro projeto na América do Sul. O novo Leblon Offices, um edifício sustentável será construído no Rio de Janeiro.
O novo edifício de escritórios localizado no bairro Leblon do Rio de Janeiro, será a nova sede internacional de VINCI Partners no Brasil. O projeto consiste de espaços de escritório de planta livre e uma série de terraços que abertos que criam uma conexão direta com a importante Av. Prof. Bartolomeu Mitre.
O edifício será composto por 10 pavimentos e altura total de 25 metros sobre uma superfície de 6.500 m². O lobby generosa vai ancorar o edifício a uma praça aberta recesso de varejo e uma estrutura de três andares no subsolo que irá proporcionar espaços adicionais locável e estacionamento privativo.
O arquiteto colaborador local Bernhard Karpf comenta: “Estamos muito satisfeitos em anunciar o nosso primeiro projeto no Brasil e nos sentimos honrados em contribuir para a arquitetura moderna, que faz parte da vida cultural do Rio de Janeiro. Cada elemento da organização do edifício reflete um enfoque ambicioso em arquitetura sustentável e no uso inovador de materiais e soluções eficientes de construção. Esperamos que o novo edifício não seja somente é sustentável e eficiente, mas também criar o melhor ambiente de trabalho no bairro do Leblon. ”
O projeto do edifício de escritórios possui uma linguagem formal, que reflete o local sem negligenciar questões de sustentabilidade, eficiência e flexibilidade. Toda a edificação será recuada da fachada urbana e composto cuidadosamente de um conjunto de grelhas concebidos tanto para sombreamento e retenção máxima de privacidade para o oeste. No leste, o edifício cria um pátio interno e fornece iluminação natural para todos os espaços de escritório. Este vazio cria um jardim vertical que conecta de forma generosa com o entorno.
O projeto conta com a precisão do alumínio branco e vidro, plano livre de escritório, da rugosidade do concreto e a vegetação dentro dos pátios que se unem por uma ponte de vidro iluminado.
Richard Meier & Partners propõe uma visão de um bem sucedido espaço de escritório, com um projeto que vai se tornar uma importante contribuição arquitetônica para o Rio de Janeiro, respeitando a rica herança arquitetônica do Brasil , ao mesmo tempo explorando noções preconcebidas das relações dos espaços interiores e exterior e da relação do edifício com o entorno e a cidade.
O edifício de escritórios deverá receber certificação LEED-prata.