O arquiteto, historiador e crítico de arquitetura Kenneth Frampton, professor na Universidade de Columbia (EUA), foi premiado com o I Prêmio de Arquitetura Javier Carvajal. A entrega acontece hoje quarta-feira, 2 de maio de 2012, na Sala Magna da Escola de Arquitetura da Universidade de Navarra.
O conselho do prêmio é formado pela Escola, e também a Escola de Arquitetura da Universidade Politécnica de Madri (ETSAM), o Conselho Superior de Colégios de Arquitetos da Espanha (CSCAE) e a Fundação Arquitetura e Sociedade.
O prêmio, bienal, está dotado com uma gratificação de 12.000 euros e uma reprodução gravada sobre alumínio da planta da habitação que Javier Carvajal Ferrer construiu para si mesmo em 1966.
Kenneth Frampton estudou na Architectural Association School of Architecture de Londres. Atualmente desempenha trabalhos docentes na Graduate School of Architecture and Planning da Universidade de Columbia de Nova York, como professor emérito da cátedra Ware.
Deu classes em centros como o Royal College of Art de Londres e a ETH de Zurique, e, ultimamente, na University of Virginia, onde ocupou a cátedra Thomas Jefferson. É autor de numerosos ensaios sobre arquitetura moderna e contemporânea. Sua obra mais importante é História Crítica da Arquitetura Moderna, na que realiza uma análise completa da arquitetura moderna.