Apenas dois anos depois de sua inauguração o Museu Maxxi (Museo Nazionale dele Arti del XXI Secolo) de Roma está ameaçado de fechamento. A crise atual econômica do país resultou em importantes cortes no financiamento cultural, causando uma grande quantidade de stress nas artes. No principio desse mês, foi dito ao museu que a contribuição do governo a seu orçamento de 11 milhões de euros seria reduzido, em 2012, para menos de 2 milhões. Agora, como os encarregados do museu não estabeleceram um orçamento para o ano de 2013, o governo iniciou um procedimento supostamente para por este museu de alto nível, sob uma administração especial.
Projetado por Zaha Hadid Architects, foi o vencedor do Prêmio Stirling 2010, o museu atrai mais de 450.000 visitantes por ano. Hadid descreveu o êxito do museu como “notável”, já que rapidamente ganhou reputação e prestígio internacional dentro do mundo da arte contemporânea.
Segundo o divulgado pelo The Guardian, os problemas surgiram uma vez que o governo italiano descobriu um buraco de 800 mil euros nas contas de 2011 do MAXXI. Ainda que o museu disse que esta quantidade foi compensada pelo lucro de 2010, o governo italiano está considerando a possibilidade de por o museu nas mãos de administradores e revelará seu destino dentro das próximas semanas.
As perdas projetadas para o museu poderá chegar a 11 milhões de euros nos próximos três anos.
Referências: The Guardian, BD Online