O escritório Interboro Partners foi encarregado de desenhar este mobiliário urbano inovador para o Projeto LentSpace em Nova York; um terreno privado de 2000m² aberto temporariamente ao público.
O espaço serve para eventos, exposições de esculturas em grande escala e como viveiro. O pedido do cliente de fechar o espaço inspirou a criação de um muro móvel que pode ser aberto em diferentes ângulos para funcionar como bancas ou painéis de exposição.
Ocupando uma quadra inteiro, LentSpace atua como uma plataforma para a rotação de exposições de arte contemporânea, complementada com diversos programas públicos.
O viveiro urbano oferece sombra à praça; a ideia é que ao fechar o espaço, as árvores que sejam plantada se transformem em vegetação de grande tamanho para as ruas do bairro e suas futuras edificações.
O dispositivo de madeira gera um muro de fechamento para o espaço público, mas é mais parecido à um móvel do que uma medida de segurança.
Através desta operação, a mesma “grade” se faz pública, gerando um objeto que pode ser interpretado, utilizado e apropriado pelos visitantes de muitas maneiras.
Espacialidades diferentes rodeiam o terreno: as bordas definidas são ativadas de formas diferentes dependendo da hora do dia.
Concebido como um espaço transitório para ativar um terreno ocioso até seu projeto definitivo, LentSpace oferece um novo modelo para o uso de solo em toda a cidade.