Essa instalação, “reverse of volume RG”, realizada pelo artista japonês Yasuaki Onishi, utiliza os matérias mais simples: lâminas de plástico e cola quente preta, para criar uma forma monumental que parece flutuar no espaço. O processo, que ele chama de “casting do invisível”, implica em cobrir, com as lâminas de plástico, caixas de cartão empilhadas, que depois são retiradas para deixar somente suas impressões. Este processo de inversão da escultura é a meditação de Onishi sobre a natureza do espaço negativo, o vazio, deixado para trás.
Onishi queria criar uma instalação que se transformasse, já que quando os visitantes se aproximavam, tinham a possibilidade de ver o exterior da parede de vidro, como o interior do espaço da galeria. Visto através do vidro, o ondulado, superfície exterior e densas camadas de fios verticais negros.
À primeira vista, estando de pé no hall de entrada da galeria, uma massa brilhante parece estar suspensa, cuja profundidade exata é difícil perceber. Ao entrar na galeria e caminhar pela esquerda ou direita, a instalação transforma-se em uma abertura espaçosa, na qual se pode introduzir.
Quase como entrar em um santuário, ou similar a uma caverna, as lâminas de plásticos semitransparentes e as linhas tênues de cola quente envolvem o espectador em uma frágil tenda.
Os visitantes podem entrar e sair do espaço contemplativo, observando as simples qualidades da luz, da forma e da mudança de linha.
Titulo do projeto: Reverse of volume RG
Artista: Yasuaki Onishi
Localização: Rice Gallery, Houston, USA
Ano do projeto: 20 de março a 10 de abril 2012
Dimensões: h470, w1340, d1210 cm
Materialidade: cola, lâminas de plástico
Fotografia: Nash Baker