Esta cadeira foi criada em Buenos Aires no ano de 1938, pelos arquitetos do grupo Austral, Antonio Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari-Hardoy, cujas iniciais deram o nome a esta peça de design.
É composta por uma estrutura curvada de aço tubular de 12 mm sobre a qual assenta uma peça de couro. A cadeira proporciona uma sensação de leveza e transparência, fundindo a indústria e o artesanato em um único elemento. Sentando-se, o usuário pode adotar várias posições e experimentar uma sensação semelhante à sessão de estar numa rede.
Ele é considerada uma das peças de design industrial modernista mais destacada, principalmente pela sua síntese construtiva, liberdade funcional, forma contemporânea e atemporal, para além de ser o produto do design argentino mais conhecido mundialmente e um ícone da modernidade.
Esta cadeira de renome foi apresentada no primeiro Salão de Artistas Decoradores de Buenos Aires em 1943, onde obteve o primeiro prémio. Desde 1951, tornou-se parte da coleção permanente do MOMA, onde se encontra até aos dias de hoje.
Atualmente, a empresa norte-americana Knoll tem os direitos da fabricação.