Até 15 de dezembro estará exposta esta obra no Instituto Aragonés de Arte e Cultura Contemporâneas (IAACC) Pablo Serrano de Zaragoza. Trata-se da primeira colaboração do pintor americano Frank Stella junto do arquiteto valenciano Santiago Calatrava, na qual o mural de 30 metros realizado por Stella – pintado em ambos os lados – está inserido dentro de uma estrutura em forma de toróide realizada pelo arquiteto. Desta maneira a pintura se transforma numa escultura, assim como num espaço arquitetônico, já que pode ser adentrada e seu interior pode ser apreciado.
A maior obra do artista – com 6 metros de altura, 30 de largura e uma tonelada de peso – funciona com a estrutura de aço circular, o que determina o valor à obra, de que esta não tenha princípio nem fim.
Stella passou seis meses pintando este mural baseado no romance “Michael Kohlaas” do escritor alemão Heinrich Von Kleist. A obra esteve exposta ano passado na Nova Galeria Nacional de Berlim, mas durante a exposição a obra se manteve suspensa. Desta vez, ela está no solo com uma pequena entrada para poder ser vista em seu interior.Para sua instalação foram necessárias 30 pessoas e duas semanas de trabalho.
Fonte: abc.es