Sem dúvida, Frank Lloyd Wright é o mais importante arquiteto americano conhecido até hoje e um dos maiores personagens da arquitetura do século XX.
Nascido em 8 de junho de 1867, hoje completaria 145 anos em sua homenagem recordaremos um pouco da sua história e arquitetura. Wright estudou engenharia na Universidade de Wisconsin, porque naquela época não existia o curso de arquitetura. Antes de criar seu próprio escritório, Wright trabalhou por 6 anos com Louis Sullivan, considerado o primeiro arquiteto moderno americano.
Frank Lloyd Wright construiu mais de 500 obras durante sua carreira e é uma referência essencial para centenas de escolas de arquitetura em todo o mundo.
O arquiteto é o autor de uma das mais importantes obras de arquitetura: “A Casa da Cascata” para Edgar J. Kaufmann na Pennsylvania, Estados Unidos. Esta casa, construída entre 1935 e 1939- a dias de completar 76 anos – , concretizou suas ideias mais avançadas sobre a continuidade do espaço e utilização dos materiais. Até hoje, é considerado pela AIA (American Institute of Architects) “a melhor obra de arquitetura dos Estados Unidos.”
Em 1959 FLW construiu outra de suas obras-primas: Solomon R. Guggenheim, que está em funcionamento até hoje. O legado de Wright se estende por vários estados dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá e Japão.
Ao contrário de seus contemporâneos racionalistas, a arquitetura de Wright é considerada muito mais sensível ao paisagem e inclusiva da natureza através de suas formas e materiais. Após o advento de novos valores na arquitetura contemporânea relacionados com o meio ambiente, a arquitetura de Wright tomou ainda mais relevância nas últimas décadas.
Algumas citações deste grande arquiteto:
“Todo grande arquiteto é, necessariamente, um grande poeta. Deve ser um intérprete original de seu tempo, momento e época”.
“Todos os melhores valores arquitetônicos são valores humanos, caso contrário, não tem nenhum valor”.
“A forma segue a função – isso tem sido mal interpretado. Forma e função deveriam ser um só, unidos em uma união espiritual ”
“Arquitetura é a mãe da arte. Sem uma arquitetura própria não teremos alma em nossas próprias civilizações ”.
.