Windowfarms é um projeto social e ambiental que busca gerar cidade sustentáveis com base na disposição de hortas inteligentes no interior dos edifícios. Isto funciona através da ação específica de cada família ou comunidade, mas a soma de todos eles busca gerar um impacto muito maior.
O cultivo de alimentos individuais é muito eficaz ecologicamente porque se chega-se a um número considerável de “usuários”, poderia-se reduzir em grande escala a emissão de carbono da indústria de alimentos.
Além disso, poderia melhorar a alimentação da população, especialmente a de menos recursos, que consomem em sua maioria, comida processada e embalada, ou vegetais que perderam seu valor alimentício no caminho até o supermercado.
Desta maneira cada habitante pode cultivar seu próprio alimento na janela de sua casa ou escritório, ao longo do ano, mediante estes jardins verticais e hidropônicos, feitos de materiais reciclados ou disponíveis em qualquer ferragem. O primeiro sistema colocado a prova produziu 25 plantas e uma salada por semana em pleno inverno de Nova Iorque, apesar da pouca luz desta época do ano.
Se desde o princípio se consideraram sistemas como este, com um bom projeto e uma disposição estratégica dentro da casa, não somente se poderiam gerar edifícios verdes, como também indivíduos verdes que participem diretamente do processo.
Imaginem então, edifícios que incorporem este tipo de inovação desde o princípio dos projetos? De repente seria uma boa maneira de aproximar a sustentabilidade as pessoas, faze-las participar e repensar o conceito de habitação existente nos dias de hoje tomando como base um novo estilo de vida.