Grimshaw Architects, com escritórios em Nova York, Londres, Melbourne e Sidney,apresentou recentemente seu novo projeto em Manhattan, parte do programa da Universidade de Nova York para o desenvolvimento da cidade.
O projeto está previsto para 2031 e pretende redefinir um novo marco para o desenvolvimento das atividades da Universidade de Nova York nos próximos 20 anos.
Grimshaw, foi designado para o desenvolvimento da proposta em 2007, em parceria com o arquiteto paisagista Michael Van Valkenburgh, o desenhador Toshiko Mori e Arup que está trabalhando nos sistemas e na factibilidade estrutural.
A zona de implementação do projeto compreende 7 blocos nas imediações do Washington Square Park. Os últimos desenhos se referem a duas zonas ao sul do parque que serão remodeladas com mais de 230.000 m2 destinados a uso residencial e comercial , além de 1.2 há de espaço público.
Nikolas Dando-Haenisch, diretor associado de Grimshaw, comentou: “a quadra moderna de hoje oferece a oportunidade de desenvolver uma resposta nova de concepção urbana para a histórica tipologia de” torre no parque ”. Nós tentamos encontrar um equilíbrio entre as metas de crescimento ea necessidade de uma ampla gama de distintos e legíveis espaços públicos. ”
Washington Square Village é a quadra mais ao norte e está repleta de edificações localizados nas extremidades leste e oeste da quadra a maioria habitadas por estudantes.
O campus universitário possui atualmente três edifícios residenciais e um centro esportivo. No entanto, está prevista a construção de um edifício que substituirá o centro de esportes e que contemplará as novas instalações acadêmicas e esportivas, bem como a construção de um supermercado e um hotel. A construção de uma quarta torre residencial também está na etapa de projeto.