Não é de se admirar que esta notícia vem diretamente da China, não é? Ao ritmo de crescimento deste país, pré-fabricação e montagem, é um sistema que sem dúvida vale a pena melhorar, fazê-lo cada vez mais rápido, resistente, sustentável e eficaz.
Nesta tarefa leva um tempo a companhia chinesa Broad Group, que realizou vários edifícios experimentais, testando as capacidades sísmicas e eficiência energética em cada um deles. A rapidez tem sido a característica fundamental neste processo. Aqui mesmo já apresentamos alguns vídeos de edifícios de 16 e 30 pavimentos construídos em apenas 6 dias e 15 dias respectivamente.
Mas desta vez o desafio vai muito mais além: destronar o atual mais alto do mundo, o Burj Khalifa em Dubai, em apenas 90 dias. O segredo? A Pré-fabricação. Aproximadamente 95% da construção consistirá na montagem de elementos realizados anteriormente.
Se trata de Sky City One, que com 838 metros de altura, apenas 10 metros mais que o Burj Khalifa pretende alcançar, pretende se tornar o maior do mundo em menos de 3 meses. Ele será construído na cidade de Changsha na província de Hunán, e vai custar US $ 638 milhões, menos da metade do que custou a construção do Burj Khalifa.
Será construído sob o mesmo conceito de sustentabilidade que os outros edifícios, o que lhe permitirá poupar 50% de energia em relação a um edifício similar. Terá 220 andares, uma superfície útil de 1.000.000 metros quadrados e uma capacidade de 100.000 pessoas
Espera-se que a construção comece em novembro deste ano e esteja pronto até Janeiro de 2013, se todas as licenças chinesas são aprovados. Esperamos então ter isso presente em nossa seção “Em Construção”.