Favela Cloud é uma proposta conceitual para o futuro desenvolvimento da favela de Santa Marta. Trata-se de uma visão para uma nova forma da construção das estruturas habitáveis na zona. O projeto propõe uma alternativa para desenvolver o entorno construído, baseando-se nas qualidades sociais e de organização da própria favela. Mais informações sobre este projeto de Johan Kure, Usto Kemo e Manickam Thíru, na continuação.
Baseado na logica da auto-organização, a proposta apresenta um sistema aditivo que pode crescer e adaptar-se às condições do lugar, flutuando acima dos edifícios e da vegetação, para assim utilizar os caminhos existentes e as aberturas do terreno. Inspirado pelo cobogó, amplamente utilizado no contexto brasileiro, a nuvem é projetada para atuar como uma sombra urbana, sombreando os espaços abertos e públicos abaixo dela.
A nuvem trabalha com um programa hibrido que combina as novas habitações com um jogo de plataformas flexíveis para o abrigo de funções culturais como a biblioteca, escola de dança e um centro de aprendizagem.
A intenção é combinar um programa diverso em um projeto flexível que pode evoluir de acordo com as necessidades futuras da favela. O projeto está destinado a ser um novo ponto de referencia, cujo funcionamento é o de comunicador com a cidade formal.
“Favela Cloud” é um projeto de teses de Johan Kure, Usto Kemo e Manickam Thíru, desenvolvido na Universidade de Aalborg, Dinamarca.