Nos últimos anos surgiram várias ideias para integrar áreas verdes e naturais à cidade. E, assim temos mostrando alguns projetos que propõem a criação de granjas verticais, e inclusive bosques. Este projeto do BuBa Arquitetos pensa um Zoológico Vertical em Buenos Aires,capital Argentina. Continuando, mais imagens e o memorial do projeto.
Propomos uma leitura do lugar que NÃO estabelece diferenças entre o natural e o novo. A organização e o crescimento desse zoológico acontecem baseados na ação de se agregar e/ou completar a os espaços vazios dentro da torre, deixando espaços e interstícios para uma colonização dos mesmos dependendo das necessidades futuras.
As peças propostas são elementos que, por sua geometria, são capazes de conectar-se entre si formando unidades maiores, com a versatilidade de crescer tanto horizontal como verticalmente. Cada uma das peças é organizada na forma de uma estrela de seis braços, apoiadas em núcleos (troncos), aos quais se vão agregando diversas células (ramas), que respondem às distintas atividades do zoológico, abrigando as necessidades dos visitantes, dos empregados, e claro, dos animais.
Finalmente, desenvolvemos uma câmara de controle ambiental (folhagem) que envolve e protege as atividades internas, assim como também oferece uma imagem de conjunto harmoniosa com seu entorno, por sua vez moderna e inovadora.
Esta árvores é capaz de auto sustentar-se, de ser auto suficiente, gerando sua própria energia e convivendo em harmonia com seu entorno, transformando-se então em um lugar de refúgio e reunião das diferentes espécies do reino animal.
Arquitetos: BuBa Arquitectos (Froylán Bustamante e Julien Barnabé)
Colaboradores: DLC (Rafael López Corona, Maria Guadalupe Domínguez Landa, Mario Espinoza)
Localização: Buenos Aires, Argentina
Área Projeto: 5,000 m2
Área Total: 95,000 m2
Imagens: Cortesia de BuBa Arquitectos