Collector General é um ambiente imerso de arquitetura instalado na indústria abandonada Federal Screw Works, em Chelsea, Michigan. A iluminação desempenha um papel fundamental, pois o projeto consiste em um pavilhão de cor magenta interrompido por cortes de luz direta, gerando perspectiva geométrica e efeitos óticos que atraem o espectador.
Esta instalação tem sido a peça central de uma exposição coletiva, organizada pela colaboração arquitetônica de Spatiol Ops e dos estudantes de seu seminário de pesquisa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Collector General reage com o contexto em ruínas da antiga área industrial, proporcionando um momento de surpresa e marcação do evento.
Um misterioso vazio magenta está gravado na sólida percepção da área central da fábrica, criando um espaço de complexidade geométrica, contraste cromático e distorção ótica. Isto se deve a uma série de cortes precisos que quebram a continuidade do pavilhão.
Em cada corte penetra a luz direta, e produz um efeito de perspectiva, fazendo com que o visitante se questione sobre a profundidade, a dimensão e a escala deste ambiente aberrante.
No interior do Collector General, o visitante se encontra com uma paisagem sonora de 6 canais, que consistem em sons industriais localizados espacialmente.
Depois de experimentar o interior e explorar as outras áreas da fábrica, o visitante é guiado até o exterior do pavilhão, e tem a oportunidade de ver “o outro lado” do projeto, que é o espaço exterior e seu funcionamento; uma oportunidade inesperada.
Arquiteto: Spatial Ops
Localização: Federal Screw Works factory complex, Chelsea, Michigan, USA
Equipe: Steven Christensen, Jean Louis Farges, Anya Sirota (leads), Virginia Black, Melissa Bonfil, James Chesnut, Peyton Coles, Nathan Doud, Joey Filippelli, Bruce Findling, Brittany Gacsy, Jeeeun Ham, Kyung Jin Hong, Jennifer Komorowski, Jordan Johnson, Brian Muscat, Chris Reznich, Michael Sanderson, Ash Thomas, Catherine Truong
Ano: 2011-2012
Fotografia: Peter Smith Photography / Spatial Ops