O governo britânico, junto a uma equipe de projetistas luminotécnicos e em parceria com a empresa de iluminação francesa Citelum, enalteceu um dos principais ícones arquitetônicos de Londres. Trata-se da elaborada instalação de lâmpadas LED na Tower Bridge. O projeto, além de se caracterizar por um intrincado uso de lâmpadas LED, marca a riqueza cultural da capital do Império Britânico através do impacto visual causado.
Durante os 45 dias de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que acontecerão em julho e agosto deste ano, a ponte refletirá os anéis símbolos dos jogos. Do dia 2 a 5 de junho, a mesma refletiu as celebrações dos 60 anos do reinado da Rainha Elizabeth II.
Este novo projeto de iluminação substituiu um sistema instalado há 25 anos e economizará até 40% de energia elétrica para iluminar toda a extensão da ponte.
O sistema é previsto para funcionar nos próximos 25 anos. As lâmpadas são do sistema GE (General Electric). A tecnologia GE LED permite várias tonalidades de cor, e no projeto a Citelum tirou vantagem desta possibilidade misturando cores de intensidades variáveis.
A iluminação pode adaptar-se a uma variedade de necessidades arquitetônicas, enaltecendo a arquitetura de estilo gótico vitoriano das torres. Dá destaque também à interessante textura de pedra que transparece seus 117 anos de história.
Projeto e Instalação: Citelum
Sistema de controle: Tetra Contour, GE Lighting
Ano: 2012