As varandas são elementos utilizados em casas situadas em locais de extremo calor, servindo como uma extensão do interior e um espaço para reunir e socializar. No entanto mais do que trazer áreas ecológicas para o interior da casa, as varandas integram-se com o restante do programa da residência.
No ano passado, na competição Solar Decathlon, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, um grupo de estudantes apresentou uma inovação no uso de painéis fotovoltaicos que combinam de forma elegante a tecnologia da engenharia com a estética de uma boa arquitetura residencial. Em Venice, Califórnia, na casa Yin Yang, do escritório Brooks + Scarpa Architects, esta estratégia foi adotada.
Graças a sua superfície plana e uso bifacial, os painéis fotovoltaicos conseguem absorver a energia solar pela luz direta na parte superior e pela luz refletida na parte inferior, maximizando a quantidade de energia solar recolhida por metro quadrado.
Na residência Yin Yang, a sombra do corredor externo do nível superior se dá por um conjunto de painéis da companhia local, M&M Soluções Solares, da Califórnia. Os painéis fotovoltaicos de 12 kilowatts na cobertura cobrem o volume e as escadas com uma sombra contínua. Além disso o sistema de climatização da casa aproveita ao máximo a ventilação cruzada, das brisas provenientes do oceano pacífico, e aproveita a luz solar em todas as fachadas.