Dirigido por Romain Tardy e Thomas Vaquié, a instalação Omicron é parte do Centennial Hall, de Wroclaw, e se baseia na noção de atemporalidade na arquitetura e na ideia do significado do futuro através do século XX. Começando pela década de 10 do século passado (a cúpula foi erguida em 1913), referências históricas e artísticas foram usadas para revelar a arquitetura do espaço, sua atemporalidade e sua dimensão moderna.
Quando aberto, Hala Stulecia era a estrutura em concreto mais reforçada do mundo. Com um diâmetro de 65m abrigava a maior cúpula construída desde o Pantheon em Roma, dezoito séculos antes. O Centennial Hall foi listado como Edifício Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2006.
É razoável pensar que quando o Hala Stulecia foi contruído, em 1913, a ambição de Max Berg para sua construção era resistir ao tempo. O que teria sido sua visão do monumento em um futuro distante? Como ele imaginou a ação do tempo nos materiais? A evolução do urbanismo e população no entorno da obra?
A estética deliberadamente minimalista permitiu grifar a arquitetura do domo de Hala Stulecia e reafirmar seu lugar no coração da obra. Minimalismo também parece ser o meio mais apropriado de transmitir essa ideia de futuro em diferentes períodos de tempo (desde a antecipação de filmes dos anos 20 e 30 até produções mais contemporâneas), mas o uso dessas referências não era simplesmente formal: a visão de sociedades futuristas e totalitárias parece ecoar em tempos reias na história da edificação, nos alertando contra os perigos de uma visão idealizada do futuro.
A inspiração para a composição musical especial para esse projeto foi encontrada tanto no trabalho orquestral, ecoando o tamanho colossal da arquitetura, quanto em texturas eletrônicas, evocado a ação do tempo. O partitura também tentou e recriou um senso de evolução de materiais usado para a estrutura da cúpula, e de seu envelhecimento sonoro.
Por usar referências como Metrópolis, de Fritz Lang ou outros projetos do Archigram que confrontem as diferentes visões do futuro em diferentes tempos, Romain Tardy e Thomas Vaquie se interessaram em tentar criar uma visão de um futuro com nenhuma referência de precisão de tempo. Um futuro atemporal.
Diretores: Romain Tardy & Thomas Vaquié
Localização: Wroclaw, Polônia
Arquitetura: Max Berg
Design visual: Romain Tardy, Guillaume Cottet
Música: Thomas Vaquié
Mapeamento 2D/3D: Joanie Lemercier, Romain Tardy
Coordenação e Produção: Nicolas Boritch
Filmado por: Jerome Monnot, Joanie Lemercier, Romain Tardy
Editado por: Jerome Monnot