Esta semana convidamos vocês a assistir este interessante filme colombiano que mostra um plano engenhoso organizado por uma comunidade em vias de ser desalojada de uma casa abandonada há décadas. O filme traz à mesa as questões de posse real, a forma de crescimento das nossas cidades e como a burocracia desempenha um papel crucial no desenvolvimento urbano.
La estrategia del caracol (A estratégia do caracol) é um filme colombiano de 1993, dirigido e produzido por Sergio Cabrera. Inspirado na vida real, o longa trata da situação das famílias de baixa renda em Bogotá e do fosso entre ricos e pobres e suas interações, em um sistema altamente estratificado socialmente.
Moradores de um dos bairros mais pobres de Bogotá lutam para evitar a demolição da casa onde moram, de propriedade de um milionário sem escrúpulos. Defendendo o edifício de juízes e policiais, planejam uma original estratégia, dirigida por D. Jacinto, um velho anarquista espanhol. A luta contra os especuladores e corruptos parece ser perdida antes de começar, mas os vizinhos estão dispostos a fazer todo o possível para defender a sua dignidade.
Cabrera e o roteirista Sérgio Humberto Dorado articulam um mosaico de personagens de diferentes classes sociais, ideologias e ideias políticas, que constituem a representação simbólica perfeitamente transferíveis para qualquer outra época e lugar no mundo.
O filme foi vencedor do Festival Internacional de Cinema de Berlim e do Festival de Cinema de Biarritz de Cinema Latino-Americana; e foi homenageado com outros 30 prêmios em diversas competições internacionais.
Você pode ve ro filme aqui (espanhol).
FICHA TÉCNICA
Título original: La Estrategia del Caracol
Ano: 1993
Duração: 116 min.
Origem: Colombia
Diretor: Sergio Cabrera
Roteiro: Humberto Dorado, Ramón Jimeno, Sergio Cabrera
Trilha sonora:German Arrieta
Elenco: Fausto Cabrera, Frank Ramírez, Florina Lemaitre, Victor Mallarino, Humberto Dorado, Delfina Guido, Vicky Hernández, Luis Fernando Múnera, Gustavo Angarita, Carlos Vives