Os Jardins pela Baía (Gardens of the Bay) será o maior projeto de parque de Singapura, central ao desenvolvimento da Marina Bay. Organizado pelo Parque Nacional da Orla de Singapura, os jardins foram projetados por uma equipe composta por dois escritórios: os paisagistas de Grant Associates e os arquitetos de Wilkinson Eyre Architects. Os jardins contarão com dois conservatórios refrigerados – o Dome Flower (bioma seco e frio) e a Cloud Forest (bioma úmido e frio), bem como os jardins temáticos de horticultura, jardins herdados e centenas de milhares de plantas de todo o mundo.
Um dos elementos mais impressionantes será as “super-árvores”, que serão estruturas como árvores que variam entre 25 a 50 metros de altura, o equivalente a 9 a 16 pavimentos. Haverá 18 dessas estruturas, que funcionarão como jardins verticais cobertos por trepadeiras tropicais, epífitas e samambaias.
Durante o dia, as árvores e suas coberturas aparecerão com uma iluminação especial e com mídias projetadas. Onze destas árvores serão envolvidas com painéis solares fotovoltaicos para gerar eletricidade para a iluminação e tecnologias que auxiliam no resfriamento dos conservatórios.
Passarelas conectarão algumas das estruturas mais altas para que os visitantes possam ver os jardins de cima. E a estrutura de 50 metros possuirá um bistrô em seu topo que oferecerá vistas panorâmicas da baía e dos jardins a seu redor. A baía sul dos Jardins pela Baía estava prevista para ser concluída em Junho de 2012.