Esse ano, a Bienal de Veneza acontecerá entre os dias 29 de Agosto e 25 de Novembro e terá como atração um pavilhão israelense chamado “Aircraft Carrier”. O trabalho confronta as mudanças dramáticas na arquitetura israelita desde 1973 e a influencia americana que as fizeram possíveis.
Os curadores da exibição, Erez Ella, Milana Gitzin-Adiram e Dan Handel definiram quatro grandes fenômenos da arquitetura que resumem essas mudanças: Sinais, Empórios, Aliados e Flotilhas. Os curadores convidaram cinco artistas e fotógrafos de arquitetura israelenses e internacionais para uma reflexão sobre essas ideias. Os participantes incluem: Assaf Evron, Fernando Guerra, Florian Holzherr, Nira Pereg, e Jan Tichy e o designer de produto Tal Erez.
Os artistas e fotógrafos escolhidos para a exibição colaboraram com Tal Erez para criar uma sessão sofisticada com lojas de mercadorias, elaborando trinta produtos – cada um representando um evento chave nas relações entre Israel e os Estados Unidos. Numa visão arquitetônica e social, a exibição traz uma perspectiva histórica para o desenvolvimento da cultural e crescimento econômico de Israel. Os materiais arquivados, misturados com artesanato encomendado e produtos customizados demonstram a dramática mudança do bem-estar socialista de Israel para o boom do mercado capitalista, expressada e permitida pela arquitetura israelense.