Bienal de Veneza 2012: "Vogadors" - Pavilhão Catalão e Ilhas Baleares

Este ano, a Bienal de Veneza terá início em 29 de agosto e segue até 25 de novembro e, pela primeira vez, o Instituto Ramon Llull apresentará uma exposição dedicada à arquitetura catalã e balear intitulada “Vogadors”, com nove projetos de nove arquitetos diferentes que resumem as obras contemporâneas e vanguardistas das regiões. A exposição é inspirada no Mar Mediterrâneo, que é a principal característica geográfica das regiões, e pelas palavras de Jorge Oteiza, “aquele que forja a frente criando algo novo faz isso como um remador, a avançar, mas rema de costas, olhando para trás, para o passado, para o que existe, de modo a ser capaz de reinventar suas bases. “ A seguir um pouco dos projetos em destaque na exibição.

O objetivo das obras reunidas na exposição é mostrar que a arquitetura não é uma produção linear: “Não apenas a resposta automática a uma situação de crise econômica” É uma expressão cultural e estética baseada na tradição intelectual, técnica e social. Ele ganha ímpeto do passado para vincular e desenvolver soluções para os problemas contemporâneos. Os projetos selecionados para esta exposição são uma expressão de uma arquitetura “sóbria”. Materiais simples, sofisticação intelectual e técnica, fortes componentes sociais, éticos e culturais, e dos valores tradicionais se desenvolvem em uma arquitetura que encontra uma continuação entre as gerações e pode se tornar atemporal.

As diretrizes pelas quais esses projetos foram selecionados foram:

  • Local e significado: Arquitetura que é inspirada por valores locais e que está intimamente relacionada ao seu local.
  • Ética e proximidade: Arquitetura desenvolvida em colaboração com os moradores, com o objetivo de torná-la personalizada e confortável.
  • Materialidade Permeável: Arquitetura que é um trabalho interno, usando materiais que são naturais e fundamentais para a construção.
  • Investigação e Crítica: Arquitetura que expressa a capacidade de experimentar e inovar focada na relação entre o material e as pessoas, sem intermediários.
  • Essência e Tradição: Arquitetura, que enfatiza uma economia e recursos e mostra contenção em abordagens formais para enfatizar o material, experiência e tradição.

 

Casa Collage | Bosch.Capdeferro Arquitectures

“Casa Collage ” é a reforma de um edifício antigo entre duas outras estruturas. Respeitando os materiais antigos, a fim de expressar a passagem do tempo, “trabalhando com muito cuidado para não apagar as trilhas anteriores”, os arquitetos trabalharam materiais existentes em novos elementos. Parapeitos sobre a escada exterior, as paredes de pedra do interior e as persianas de enrolar são partes novas da arquitetura composta da estrutura do edifício velho. O termo “colagem” se deve à reutilização e reapropriação de materiais dentro da casa, pegando a essência do velho e infundindo-o em uma nova experiência.

Casa Collage / Bosch . Capdeferro Arquitectures; © José Hevia

Casa em Bunyola | Francisco Cifuentes

Casa em Bunyola presta muita atenção ao uso de materiais simples que estão diretamente relacionados com o local. Materiais que são encontrados na terra ou se relacionam com a tipografia são modestos e essenciais: tijolos térmicos de argila, vigas de cimento e janelas de pinho. Está situada de modo a se relacionar com elementos tanto geográficos como sociais em sua proximidade: a cidade e o vale de Bunyola e as paredes de pedra e rocha subjacentes. Dois volumes, cada um distinto em caráter e uso, são definidos por aberturas exteriores e da maneira em que eles se cruzam.

Casa em Bunyola / Francisco Cifuentes; © José Hevia

Escola de Enfermagem em Pratdip | Núria Salvadó e David Tapias

O viveiro está localizado em Pratdip, nos arredores de uma vila que tem uma tradição de arquitetura espontânea arquitetura auto-construída que utiliza materiais de seus arredores: calcário, ferro e cerâmica. Este projeto lembra esta tradição, estabelecendo um diálogo entre os arredores, a tipografia, e o lugar. A parede de concreto que segue a topografia do local serve como um suporte para os programas. Isto dá ao berçário um pátio aberto que é protegido do vento e é aberto ao sol.

Escola de Enfermagem Pratdip / Núria Salvadó e David Tapias; © José Hevia

Casa para três irmãs em Bullas | Blancafort Reus Arquitectura

Esta casa é projetada com as necessidades de seus habitantes em mente: uma casa integrada com a paisagem e a tradição da região, que respeita o meio ambiente e é cheia de recantos para desfrutar de uma vida bucólica. A casa foi projetada para dar a cada um das irmãs sua própria unidade, proporcionando assim a privacidade para as suas próprias famílias, enquanto a mantém um senso de intimidade dentro da família. As três casas são unidas em um jardim compartilhado com e pátio com oliveiras. Os materiais e técnicas para a construção desta casa eram simples e desenvolvidos a partir da área circundante. O uso de telhas e de cores no interior traz conforto para os materiais de construção, que são simples e modestos.

Casa para Três Irmãs Bullas / Blancafort Reus Arquitectura; © David Frutos

La Seca, Restauração da hortelã de Barcelona como um centro cultural de magia | Meritxell Inaraja

A restauração da hortelã de Barcelona para um Centro Cultural sobre a necessidade de integrar os elementos históricos e do desejo de preservar a herança do projeto, adaptando o prédio para seu uso futuro. O edifício está localizado entre as paredes do partido com um piso térreo e dois andares superiores que cercam um pátio central ou terraço e data da metade do século 17, embora ele mantenha algumas estruturas medievais. Os principais elementos e características formais do edifício são preservados na restauração. Novos elementos, como uma escada nova, um espaço vazio que se estende por toda a altura do edifício e uma ponte que liga as duas alas do edifício, no segundo andar são adicionados.

La Seca / Meritxell Inaraja; © Wenzel

Can Ribas, Restauração da fábrica Can Ribas em Palma | Jaime J. Ferrer Forés

A Fábrica Têxtil Can Ribas foi restaurada em sua totalidade, como parte de um catalisador para a renovação urbana na área de Palma. Parte da restauração envolveu a remoção de elementos que foram adicionados ao longo dos anos que confundiam a clareza do desenho original da fábrica. A fábrica restaurada é destinada para uso coletivo, dando um sentido de sobrevivência de elementos urbanos dentro da cidade que são adaptados para trabalhar dentro de novos contextos e com novos usos.

Restauração da Fábrica Can Ribas / Jaime J. Ferrer Forés; © José Hevia

Piscina, vestiários e centro esportivo em Tortosa | Arquitecturia

O Centro de Esportivo em Tortosa está localizado entre o Canal de l’Ebre e o Barranc de la Vall Cervera. O objetivo era proporcionar o acesso às piscinas dentro do centro, afastado da estrada com vista para o canal. O centro fica em volta da estrada, permitindo que este seja um espaço aberto para atividades ao ar livre. Paredes ao redor das instalações criam um espaço oco que combina o limite do interior e exterior. Metal e pedra são os principais materiais e sua modelação cria uma repetição, que liga todos os elementos do conjunto da instalação.

Centro Esportivo em Tortosa / Arquitecturia; © Pedo Pegenaute

Ampliação do IES Josep Sureda i Blanes em Palma | SMS arquitectos

Este projeto de ampliação da IES, uma escola secundária em Palma, é inspirada pelo desejo de reduzir a sua pegada ecológica e dando ao edifício um contexto fora de sua localização. Para conseguir isso, os arquitetos escolheram partir de materiais facilmente disponíveis na ilha – os produzidos pela indústria de concreto pré-moldado. O desafio era explorar as possibilidades visuais do limitado material disponível. A ampliação do ensino médio é uma continuação literal da escola. Ele usa a estrutura existente para estender um novo piso que, tal como um espaço, pode ter usos alternativos do que só o inicialmente previsto pela expansão.

Ampliação de IES Josef Sureda / SMS arquitectos; © José Hevia

Escola de Arte e Design em Amposta | David Sebastian e Gerard Puig

A Escola de Arte e Design chamava por dois edifícios, cada um com programas muito diferentes que operam em duas escalas diferentes. O primeiro foi uma aparato de ensino para a escola, enquanto o outro era um pavilhão feira que iria substituir o edifício existente no local. Os locais para construção destes dois prédios são adjacentes, separados por uma estrada. Em vez de projetar dois prédios, eles foram concebidos como um todo combinado. A primeira fase foi na construção das instalações de ensino, com uma sala polivalente. A segunda fase, o pavilhão feira, está em fase de planejamento e será integrado na instalação de ensino. A tipografia seccional deste edifício mantém um sistema aberto, em vez de uma obra arquitetônica acabada. Ele permite que ela se adapte a diferentes usos por parte dos diferentes programas.

Escola de Arte e Design em Amposta / David Sebastian e Gerard Puig; © Adrià Goula

 

Sobre este autor
Cita: Leonardo Márquez. "Bienal de Veneza 2012: "Vogadors" - Pavilhão Catalão e Ilhas Baleares" 26 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-66741/bienal-de-veneza-2012-vogadors-pavilhao-catalao-e-ilhas-baleares> ISSN 0719-8906

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