Com a exposição mundialmente famosa começando, o Instituto Australiano de Arquitetos (Australian Institute of Architects) nos mostrou os detalhes de sua exposição: Formações: Novas Práticas na Arquitetura australiana.
Segundo os Diretores de Criação, Anthony Burke e Gerard: “É muito animador ver como a profissão da arquitetura está evoluindo, os novos domínios que estão sendo exploradas e a vitalidade e variedade de tipos arquitetônicos inovadores que a Austrália parece promover. A exposição destaca a variedade de práticas arquitetônicas sendo desenvolvidas em toda a Austrália, celebrando novas oportunidades para os arquitetos que estão trabalhando desta forma inesperada.”
Aproveitando o tema “Common Ground ”, apresentado pelo diretor David Chipperfield, a exposição vai “agir como um catalisador para a discussão e debate em torno da mudança do papel dos arquitetos e as formas em que eles influenciam o mundo ao seu redor.” Conceitos que unem a profissão e diferenças que a impulsionam serão comunicados através de um programa de eventos que vigorará na exposição. O ambiente colaborativo vai prosperar em uma série de workshops e discussões informais entre expositores e visitantes internacionais.
Idealizada pelos diretores de Criação Anthony Burke e Gerard Reinmuth, em parceria com TOKO Concept Design, a exposição contará com seis grupos de arquitetos inovadores em uma série de instalações que desafiam as percepções tradicionais do que é arquitetura.
Os seis grupos são:
Maribor 2012 Capital da Cultura Européia, 2112Ai [Inteligência Arquitetônica, Architectural Intelligence]: 100YC (Ano Cidade, Year City) – Tom Kovac, Fleur Watson)
Equipe de pesquisadores internacionais que realizou uma investigação sobre os padrões perturbadores da mudança global e prevendo os impactos futuros da arquitetura, urbanismo e da vida. 2112 Ai explora como as novas práticas arquitetônicas estão respondendo às demandas da profissão, através do trabalho multidisciplinar e colaborativo.
Uma instalação digital mostrará uma visão futurista da Capital da Cultura Européia, a cidade de Maribor na Eslovênia, e explora como pressões externas na profissão mudam a maneira que as cidades são projetadas.
Archrival (Ms Claire McCaughan, Ms Lucy Humphrey):
Arquitetos de escritórios concorrentes juntam-se em um ambiente não corporativo para produzir trabalhos que seriam impossíveis nos ambientes tradicionais. Archrival chama atenção para a obsessão da autopromoção individual em um mercado competitivo.
A Arena Calcetto será um local descontraído para reuniões no pátio do Pavilhão Australiano, com esculturais mesas de pebolim, incentivando a discussão e engajamento entre pavilhões e rivalidades internacionais.
Healthabitat (Mr Paul Pholeros, Mr Stephan Rainow, Mr Paul Torzillo):
Uma formação exemplar que melhora a saúde e o ambiente de vida de pessoas desfavorecidas através de uma boa arquitetura. Healthabitat trabalha com indígenas na Austrália e internacionalmente no Nepal e no Brooklyn Nova York, através do prêmio World Habitat na categoria Habitação para Saúde.
Sua exposição contará com uma equipe que consultará venezianos locais sobre maneiras de melhorar suas casas, educando o público sobre as conexões entre o projeto habitacional e questões de saúde.
Richard Goodwin Pty Ltd (Richard Goodwin):
Uma prática multidisciplinar comprometida com o avanço do planejamento urbano, repensando nossas cidades através da arte pública e de intervenções arquitetônicas “parasitas”. O principal do trabalho é a noção de reutilização adaptativa, testando limites entre arte e arquitetura.
Será criada uma rota de táxi aquático ao redor de Giardini, retornando para o Pavilhão Australiano. Estendendo a exibição além do Pavilhão e criando novas experiências na Bienal, enquanto explorar o potencial de criar novos espaços públicos e privados em Veneza.
supermanoeuvre (Mr Dave Pigram, Mr Iain Maxwell, Mr Chris Duffield):
supermanoeuvre amplia os limites físicos e conceituais da arquitetura através de modelagem computacional e fabricação avançada, experimentação, colaboração, ensino e pesquisa. Operando a partir de Sydney e Londres, seu trabalho abrange projetos de robótica, técnica e redes de educação e de alta densidade habitacional.
Irão realizar uma instalação escultórica fabricada através de robótica complexa, que explora o potencial de ‘artesãos’ robôs e novas tecnologias para mudar a nossa forma de projetar.
The Architects Radio Show (Mr Stuart Harrison, Mr Simon Knott, Ms Christine Philips, Mr Rory Hyde):
Criada em 2004, The Architects é um programa de rádio semanal em 3RRR(Melbourne) que é produzido de forma colaborativa por acadêmicos e diretores de várias práticas arquitetônicas. O veículo sem fins lucrativos é dedicado a discutir questões internacionais de arquitetura, através de uma conversa que seja acessível a um público amplo.
Na Bienal será feito um programa ao vivo, com a participação de arquitetos e acadêmicos, discutindo assuntos da arquitetura internacional.