Algumas horas atrás, participamos da cerimônia de premiação da Bienal de Veneza que é oficialmente aberta ao público hoje até o dia 25 de novembro de 2012.
David Chipperfield, diretor da 13 ª Bienal de Veneza e Paolo Baratta presidente da Bienal, apresentaram os prêmios à Trajetória, Participações Nacionais e Participações Internacionais.
O Leão de Ouro pela Trajetória já havia sido anunciado, e o grande vencedor foi o arquiteto português Álvaro Siza. O arquiteto não pode comparecer à cerimônia devido a um braço quebrado, então Inês Lobo, curadora do Pavilhão Português, recebeu o prêmio em seu lugar .
Para os pavilhões nacionais, o júri outorgou três menções: Polônia, Rússia e Estados Unidos. O Leão de Ouro foi entregue ao Pavilhão do Japão, com a exposição “Arquitetura, possível aqui? Casa-para-todos “com curadoria de Toyo Ito, e com a participação de Kumiko Inui, Sou Fujimoto, Akihisa Hirata e Naoya Hatakeyama. Toyo Ito dedicou o prêmio às vítimas do tsunami.
David Chipperfield e Paolo BarattaInês Lobo, curadora do Pavilhão de Portugal, recebendo o Leão de Ouro na categoria Trajetória em nome de Álvaro Siza, que não pode assistir a cerimônia.A comissão julgadora da Bienal: Kristin Feireiss, Benedetta Tagliabue, Wiel Arets e Alan Yentob (Robert Stern não estava presente).Michal Libera, curadora do Pavilhão da Polônia, que recebeu uma menção especial.Sergei Tchoban, curador do Pavilhão da Rússia, que recebeu uma menção especial.Cathy Lang Ho, curadora do Pavilhão dos Estados Unidos, que recebeu uma menção especial.Toyo Ito, curador do Pavilhão do Japão, Ganhador do Leão de Ouro na Categoria Pavilhões Nacionais.Cino Zucchi, Menção Especial para a exposição Internacional.Urban Think Tank e Justin McGuirk, Leão de Ouro pela exposição Internacional.
Toyo Ito, curador do Pavilhão do Japão, Vencedor do Leão de Ouro na Categoria Pavilhões Nacionais.David Chipperfield e Paolo BarattaInês Lobo, curadora do Pavilhão de Portugal, recebendo o Leão de Ouro na categoria Trajetória em nome de Álvaro Siza, que não pode assistir a cerimônia.Inês Lobo, curadora do Pavilhão de Portugal, recebendo o Leão de Ouro na categoria Trajetória em nome de Álvaro Siza, que não pode assistir a cerimônia.A comissão julgadora da Bienal: Kristin Feireiss, Benedetta Tagliabue, Wiel Arets e Alan Yentob (Robert Stern não estava presente).Michal Libera, curadora do Pavilhão da Polônia, que recebeu uma menção especial.Sergei Tchoban, curador do Pavilhão da Rússia, que recebeu uma menção especial.Sergei Tchoban, curador do Pavilhão da Rússia, que recebeu uma menção especial.Cathy Lang Ho, curadora do Pavilhão dos Estados Unidos, que recebeu uma menção especial.Toyo Ito, curador do Pavilhão do Japão, Ganhador do Leão de Ouro na Categoria Pavilhões Nacionais.Toyo Ito, curador do Pavilhão do Japão, Ganhador do Leão de Ouro na Categoria Pavilhões Nacionais.Cino Zucchi, Menção Especial para a exposição Internacional.Cino Zucchi, Menção Especial para a exposição Internacional.Urban Think Tank e Justin McGuirk, Leão de Ouro pela exposição Internacional.Urban Think Tank e Justin McGuirk, Leão de Ouro pela exposição Internacional.Urban Think Tank e Justin McGuirk, Leão de Ouro pela exposição Internacional.
Cita: Joanna Helm. "Bienal de Veneza 2012: Entrega da premiação: Alvaro Siza, Japão e Urban Think Tank " 29 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-67539/bienal-de-veneza-2012-entrega-da-premiacao-alvaro-siza-japao-e-urban-think-tank> ISSN 0719-8906