Embora o talento arquitetônico do Reino Unido não seja contestado, “Venice Takeaway: Ideas to Change British Architecture”responde ao tema “Common Ground”de David Chipperfield para a Bienal de Veneza de 2012 ao buscar formas criativas para encarar as questões universais em um projeto global ambicioso de pesquisa.
O Conselho Britânico demandou que dez equipes de arquitetos ao redor mundo pesquisasse lugares e assuntos inspiradores que pudessem gerar discussão sobre o que é arquitetura ao mesmo tempo em que apresentassem novas ideias para o Reino Unido. A exposição Venice Takeaway traça o rumo destas equipes e compartilha as ideias que surgiram em diferentes países: Argentina, Brasil, China, Japão, Holanda, Nigéria, Rússia, Tailândia e Estados Unidos.
A equipe do Conselho Britânico liderada pelo comissário Vicky Richardson, Diretor de Arquitetura, Design e Moda e Vanessa Norwood, Diretora das Exposições na Associação Arquitetônica, com o auxílio de diversos especialistas, optaram por mostrar as ideias:
aberrant architecture que viajou para o Rio de Janeiro para Investigar os CIEPs, um programa educacional radical e uma série de escolas primárias pré-fabricadas projetadas por Oscar Niemeyer.
Smout Allen e BLDGBLOG, cuja pesquisa teve foco no Center for Land Use Interpretation em Los Angeles, uma instituição dedicada para a difusão do conhecimento sobre o uso do solo.
Robert Anderson e Anna Gibb que foram para Moscou investigar os “Paper Architects”, um coletivo formado no anos 1980 em resposta as restrições do Estado sobre a construção.
Darryl Chen quem buscou paralelos entre o Reino Unido e a China através de um estudo da vila Caochangdi na 50ª Estrada de Pequim.
!Forum for Alternative Belfast que foi para Berlim investigar a International Bauausstellung 1987 (IBA de 1987), um projeto de renovação urbana ambicioso e revolucionário international architects.public works, Urban Projects Bureau e Owen Pritchard que formou uma equipe para desenvolver uma discussão sobre o papel e a imagem do arquiteto através de um novo estatuto aberto.
Elias Redstone que investigou Fideicomiso na Argentina, um fundo legal que permite que arquitetos financiem seus próprios projetos.
Liam Ross e Tolulope Onabolu que viajaram para Lagos para embarcar em um estudo comparativo de risco e regulamentação e o impacto destes quesitos nos projetos.
Takero Shimazaki/Toh Shimazaki Architecture, cuja investigação focou na obra de Itsuko Hasegawa em diversos locais no Japão, explorando a forma como sua arquitetura combina uma crença no ser humano com a abstração.
As ideias das dez equipes arquitetônicas serão exibidas no Pavilhão Britânico em um ambiente especialmente criado pelos designers gráficos e de marcas ambientais, Born Design
Uma vez que a Bienal de Veneza de 2012 se encerre, a exposição Venice Takeaway será levada de volta para o Reino Unido e será apresentada na Galeria RIBA em Londres de 26 de Fevereiro a 27 de Abril de 2013.