O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou Rem Koolhaas como vencedor do Prêmio Jencks deste ano. O prêmio que é concedido anualmente a um arquiteto ou escritório que tenha feito recentemente uma grande contribuição internacional, tanto na teoria como na prática da arquitetura, o prêmio a Koolhass será entregado no dia 20 de novembro no RIBA em Londres. Além disso, o evento terá uma palestra pública de Koolhaas, presidido pelo arquiteto teórico de arquitetura Charles Jencks.
O Royal Institute of British Architects declarou: “Através de sua pesquisa e experimentação, bem como os projetos construídos e de literatura, Rem Koolhaas conscientemente trabalha para aprofundar e ampliar a relação intrínseca entre a arquitectura e a cultura contemporânea”.
Como fundador de OMA, com sede Roterdã ganhou a Medalha Real de Ouro do RIBA, o Prêmio Pritzker e do Leão de Ouro por sua Trajetória na Bienal de Veneza de 2010. Entre seus trabalhos mais importantes está a Seattle Public Library e da Sede da CCTV, em Pequim, na China, o Maggie’s Centre em Glasgow e o novo Banco Rothschild em Londres, que este ano estão nominados ao Stirling Prize.
Charles Jencks disse: “Rem Koolhaas, mais do que qualquer outro arquiteto de sua geração, construíu uma vida paralela entre a teoria e a prática da arquitetura.”