Inspirado pelo grande potencial da tecnologia de informação avançada fornecendo soluções arquitetônicas, o pavilhão Russo da Bienal de Veneza de 2012 apresentará a cidade de inovação Skolkovo. Skolkovo é uma dos maiores e mais inovadores projetos russos de hoje em dia e tem sido trabalhada por muitos arquitetos internacionais, incluindo o diretor da Bienal David Chipperfield. A exposição permitie aos visitantes entrar no mundo de inovação da cidade e utilizar as mais novas tecnologias IT para contribuir para a pesquisa. Ao longo do período de três meses da Bienal, os participantes vão poder assistir a cidade virtual de Skolkovo da exposição evoluir conforme cada visitante internacional deixe a sua marca.
Os dois pavimentos do pavilhão Russo, construído há quase 100 anos, projeto de A. B. Shusev, dividirá a exposição pela metade. O primeiro andar irá mostrar uma história das cidades científicas soviéticas, enquanto que o segundo andar irá apresentar a cidade da inovação, Skolkovo mesmo.
Esse contraste entre cidades de pesquisa do passado e futuro será destacado através da exposição. Trinta vencedores da primeira rodada do Residential Quarters Competition serão apresentados, com informações detalhadas dos dez finalistas.
Grigory Revzin, encarregado do pavilhão, declarou: “Skolkovo é um projeto de alta tecnologia, é tudo sobre inovação, sobre o novo nível do jeito de viver, sobre como a ciência e as tecnologias modernas entram na nossa vida. É por isso que nossa exposição é algo excepcional esse ano. Criamos um espaço que é físico e virtual ao mesmo tempo. “
Planejadores gerais de Skolkovo, os arquitetos Sergei Tchoban e Sergey Kuznetsov do SPEECH Tchoban & Kuznetsov foram convidados para serem curadores do evento. Eles têm íntimo conhecimento da cidade de inovação e experiência passada na Bienal, por já terem ajudado com o pavilhão russo de 2010 “Russia Factory”.