Esta semana Unesco revelou um informe onde adverte a cidade de Londres sobre o perigo do desenvolvimento em grandes gabaritos. Vetou os grandes arranha-céus no bairro de Southbank, devido a preocupação da influência deles sobre monumentos como a Torre de Londres.Também advertiu o governo que vetos ao redor do The Shard, de Renzo Piano e em Waterloo, podem ser necessários.
O informe faz um chamado ao governo para regularizar as construções no entorno do The Shard e pede a revisão de importantes projetos, antes que se firmem “compromissos irreversíveis” com a cidade. Estas recomendações podem comprometer o desenvolvimento de projetos como a Elizabeth House, de David Chipperfield, em Waterloo e a reurbanização do Shell Centre, de Squire & Partners.
Por outro lado, Edward Lister, vice-chefe de Planejamento de Londres, disse que as autoridades “lutam” para o crescimento da cidade e que, apesar de entender a preocupação da Unesco, é necessário manter o equilíbrio de uma cidade em constante crescimento.
Estas declarações são tomadas com cautela pelo governo britânico, já que, embora a Unesco não tenha autoridade legal no planejamento urbano, seus comentários têm um peso grande na mídia, e podem influenciar o turismo.
Via BDonline