Num pequeno povoado aos arredores de Copenhague, Dinamarca, os arquitetos de Eentileen uniram forças com a companhia Facit Homes, especialistas na arquitetura de fabricação digital, para levantar a Villa Asserbo: uma casa de 116m² de chapa de madeira que é montada através de seus componentes impressos.
A casa não necessitou maquinaria pesada nem uma grande força de trabalho; apenas algumas pessoas e seis semanas de prazo para ajustar facilmente os elementos pré-fabricados.
Segundo um artigo publicado no Fast Company, a casa baseia sua sustentabilidade em dois fatores:
1) Não requer maquinaria pesada para a construção. Frederik Agdrup, o responsável pelo desenho da casa, comenta: “Nenhum dos componentes construtivos é mais pesados do que dois homens não possam carregar”.
2) Flutua sobre o terreno, “é levantada sobre 28 pilares e não sobre um leito de concreto, o que permite ser facilmente desmontada e reciclada com danos inexistentes no terreno”.
Por outra parte, é destacado seu isolamento térmico, para que não perca calor.
Este sistema já foi testado antes, mas a impressão por componentes parece ser mais prática que a impressão 3D do total das estruturas, já que nesse caso é necessária uma grande “impressora” altamente especializada que não pode ser movida facilmente de um lado a outro.
Seria este sistema o futuro da construção de nossas casas?