A mobilidade urbana, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida urbana, são campos de ação activos no quotidiano da AND-RÉ. Desta forma, foi com entusiasmo que o escritório aceitou o desafio de desenvolver o design exclusivo as bicicletas urbanas para a cidade de Vilamoura.
O escritório foi o responsável pelo design global das BICICLETAS PÚBLICAS DE VILAMOURA, um sistema de uso partilhado de bicicletas, inaugurado no início deste mês.
A bicicleta, de design puro, leve e confortável, está ser um sucesso entre os cidadãos, que estão a aderir em massa ao sistema de uso partilhado, tornando a bicicleta no seu principal meio de transporte e trocando o carro por um passeio em grande estilo.
Contexto
O sistema é entendido como parte efetiva de uma rede de transporte urbano em Vilamoura, local de excelência para o uso da bicicleta. Vilamoura é uma cidade de topografia plana, com clima ameno todo o ano, extensos espaços verdes e uma alargada rede de ciclovias.
A filosofia seguida pelos responsáveis, contando já com várias colaborações da AND-RÉ em vários projetos, aponta consistentemente para a humanização do espaço urbano, devolvendo assim a cidade às pessoas.
À semelhança de outras cidades europeias, Vilamoura vai oferecer a possibilidade de utilizar a bicicleta como meio de transporte alternativo, em toda a área urbana, para deslocações de trabalho ou lazer.
A Bicicleta
- Objeto de identidade territorial
- Meio integrado de transporte
- Urbano
- Democrática
- Leque alargado de utilizadores
- Divertida
- Exclusiva
O Projeto
O projeto foi levado a cabo numa vertente alargada de conceção, desde o desenho global das bicicletas até à conceção da identidade gráfica do sistema, incluindo logotipos, mapas, colunas informativas ou cartões electrónicos.
Encarou-se a bicicleta não apenas como um mero utensílio funcional, mas também como forma de representação iconográfica do território e da paisagem. Assim, o objeto móvel assume-se como um statement e um símbolo representativo da identidade da cidade.
Procurou-se um desenho depurado, exprimindo leveza e pureza. Foi também objetivo primordial o encontro de uma solução verdadeiramente democrática, obrigando a um grande rigor no estudo ergonómico e também na linguagem visual, por forma a concretizar um produto unissexo não-discriminatório.
Tecnicamente foi necessário desenvolver novas soluções que sintetizassem a parafernália de elementos que normalmente caracterizam as bicicletas públicas. O conceito passou por minimizar, esconder e repensar todos os elementos, resultando esta abordagem num design inovador, de inspirações vintage.