Bienal de Veneza 2012: Pavilhão Dinamarquês apresenta “Possível Groenlândia”

 

O Pavilhão Dinamarquês para a Bienal de Veneza 2012 contará com uma colaboração entre arquitetos da Groenlândia e dinamarqueses chamado ” Possível Groenlândia”. A exposição aborda o desenvolvimento atual da região do Ártico, assim como a Groenlândia passando por uma mudança no sentido de independência política e de desenvolvimento de negócios em meio a mudanças climáticas dramáticas. “Possível Groenlândia” propõe um olhar otimista com as mudanças climáticas que estão causando o derretimento em toda a Groenlândia. Os planos de mudança resultam na exposição de vastos recursos minerais que podem dar o ponta pé inicial em novas indústrias e permitir que novas culturas urbanas venham a surgir. A equipe de arquitetos que projetaram “Possível Groenlândia” foi liderada pelo professor de renome internacional em geologia na Universidade de Copenhague, Minik Rosing e os jovens arquitetos dinamarqueses da empresa NORD ARCHITECTS de Copenhague. Explore as possibilidades conosco a seguir.

© Nico Saieh

A Groenlândia está mais diretamente afetada pela aceleração do derretimento do gelo no mar Ártico. Chefe Curador Minik Rosing diz que as inovações tecnológicas irão emergir como a identidade geográfica e geopolítica das mudanças da Groenlândia. Ele prevê que ela irá se transformar de em “um canto remoto e inacessível do mundo para um centro de comércio mundial“. O objetivo desta exposição é mostrar a viabilidade da Groenlândia e potencial no mercado global. Ele diz que a massa de terra é de imenso valor, tanto para os seus recursos minerais e os potenciais de novas ideias sobre o desenvolvimento de uma sociedade sustentável em um mundo global.

© Nico Saieh

Arquitetos dinamarqueses estão investigando a Groenlândia devido a séculos de laços culturais e políticos. Groenlândia tem um potencial enorme para pesquisas experimentais ligadas a soluções globais. A mostra vai expor ao mundo o que a Groenlândia tem para oferecer através de imagens, filmes e artefatos.

© Nico Saieh

Cultivar: Arquitetos estão mapeando os debates atuais na Groenlândia com a esperança de iniciar a discussão sobre esses temas na Bienal de Veneza.

Cultivando Diagrama / Possível Groenlândia; Cortesia do DAC

Conexão: A exposição apresenta a recomendação da comissão de Transportes da Groenlândia de estabelecer um aeroporto transatlântico fora de Nuuk. O projeto propõe um cenário em que o novo aeroporto é acoplado com um porto novo para facilitar o transporte de demandas futuras, quando passagens no norte da Groenlândia estarão abertas. Ele também levanta o debate sobre o futuro para os outros três municípios da Groenlândia uma vez que o aeroporto é movido para Nuuk.

Conectando. AR + PORT / Groenlândia Possível; Cortesia do DAC

Habitar: A exposição  explora práticas de construção árticas baseadas em tradições que ligam costumes dinamarqueses e da Groenlândia.

Habitar: deck de acesso e unidade habitacional. Migração. Sports Plaza, Inverno / Possível Groenlândia; modelo: Tegnestuen Vandkunsten

Migração: Groenlândia tem o potencial para acolher mineração, turismo e exploração mineral. A exposição irá explorar as migrações históricas e de desenvolvimento urbano, bem como seu potencial futuro.

Migração. Mercado do Porto, Verão / Groenlândia Possível; Cortesia do DAC

Estudos comparativos: Groenlândia Possível explora onde a Groenlândia se encaixa no contexto da agenda global e como se destaca entre as práticas atuais, tradições e soluções.

Conectando. AR + PORT / Groenlândia Possível; Cortesia do DAC

 

 

Sobre este autor
Cita: Leonardo Márquez. "Bienal de Veneza 2012: Pavilhão Dinamarquês apresenta “Possível Groenlândia”" 24 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-70622/bienal-de-veneza-2012-pavilhao-dinamarques-apresenta-possivel-groenlandia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.