A Ekó House é o projeto brasileiro que representa o Brasil na competição Solar Decathlon, até o final de setembro de 2012, que já apresentamos aqui. A casa compete com outras dezessete equipes de todo o mundo e será julgada em dez provas. A equipe brasileira que projetou a casa, intitulada Team Brasil, foi coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade de São Paulo – com apoio da Unicamp, UFRJ, UFRN e IFSC. Na continuação, descrição e imagens do projetos.
Descrição Geral do Projeto
A Ekó House visa criar um novo estilo de vida, em harmonia com os ambientes naturais e construídos como um todo. O Team Brasil escolheu com cuidado as tecnologias e materiais utilizados para criar uma casa para uma sociedade mais sustentável. Buscando a sustentabilidade humana, o time se acercou do projeto arquitetônico como uma ferramenta de pesquisa para explorar as vantagens de combinar soluções locais e tradicionais com recursos de alto desempenho tecnológico. A combinação dos elementos busca expressar uma linguagem arquitetônica enraizada na cultura brasileira e nos recursos naturais.
Ekó House from EkóHouse on Vimeo.
Elementos da construção tradicional, como bambu e madeira, são associados com metal e painéis fotovoltaicos criando uma combinação que oferece condições de conforto baseadas não só de sistemas passivos, como as varandas, dispositivos de sombreamento e ventilação cruzada, mas também a inatingível sensação de estar em casa e conectado com os elementos naturais.
Principais características do projeto
O Team Brasil tem previsto a Ekó House como uma abordagem brasileira visando uma casa integrada: Uma casa que poderia trazer prosperidade humana sem agredir a natureza. O Brasil deve ser um exemplo para o crescimento econômico sustentável e para novas formas de vida, que são relevantes para introduzir pequenas mudanças de comportamento na vida cotidiana. Assim, é importante considerar a sustentabilidade em termos mais amplos, incluindo as dimensões social, econômica e cultural.
O diferencial da construção da Ekó é o interesse no processo de concepção e construção e não tanto as altas tecnologias e sistemas inovadores, o que explica porque nós enfatizamos o conceito de sustentabilidade humana. O déficit habitacional no Brasil é grande e os métodos de construção dependem de mão de obra não qualificada. Por isso, as inovações foram concebidas para impactar o déficit habitacional, alterando a forma que a habitação é pensada e produzida. Métodos de pré-fabricação reduzem o tempo de construção e custos, enquanto oferecem habilidade de trabalho introduzindo novos processos de treinamento. A madeira e os painéis OSB pré-fabricados com isolamento de lã de vidro podem ser montados em poucos dias no local. Encanamentos e fiações entre painéis e revestimentos, são facilmente acoplados aos painéis através de uma estrutura de metal. A madeira é uma opção viável que também contribui para aumentar a consciência e gestão dos recursos naturais brasileiros. Tudo isso oferece condições excepcionais de conforto com consumo de energia, usando a lã de vidro e aerogel para isolamento, vidros duplos nas janelas e portas, bem como esquadrias com baixa transmissão de calor.
A água da chuva é coletada para usos específicos, e um banheiro seco elimina a necessidade de água para descarga. O esgoto é tratado através do sistema de wetlands com plantas macrófitas que filtram e eliminam a matéria orgânica da água reutilizada, de acordo com a legislação local. Este sistema reduz a necessidade de água potável, ou tratamento de esgoto centralizado, o que é uma grande inovação em infra-estrutura de habitação, particularmente em áreas onde o meio ambiente é vulnerável no Brasil.
A automatização da casa e sistemas de informação envolve os moradores numa nova forma de se relacionar com os diversos ciclos vivos e naturais, baseados na previsão do tempo. Os sistemas de informação da Casa Ekó podem informar os melhores horários para realizar atividades domésticas diversas, de acordo com as condições climáticas futuras.
Estratégia principal
O Team Brasil adaptou técnicas tradicionais e características culturais da casa brasileira para projetar a Casa Ekó de forma contemporânea e eficiente. Paredes altamente isoladas, telhado e piso estão associados com janelas de vidros duplos e portas para permitir a abundância de condições notáveis de conforto de luz e com o consumo de energia muito baixo. As varandas tiradas da cultura brasileira, bem como dispositivos de sombreamento usando material local, ajudam a controlar a luz, calor e privacidade, além da criação de uma área de transição convidativa. A casa aproveita os ciclos da natureza para manter os níveis de conforto de temperatura e umidade, além de reduzir o consumo de energia ainda mais. O design interior também está associado com a eficiência. Espaços flexíveis se desdobram para as varandas, garantindo uma área mínima condicionada que pode se abrir a espaços externos. O aspecto da casa é constantemente mudado, expressando uma resposta às mudanças climáticas e do comportamento dos moradores.
A estrutura da casa foi concebida com a utilização de matérias-primas renováveis, que reduzem as pontes térmicas e proporcionam a fixação de carbono. O Team Brasil optou por utilizar um sistema estrutural baseado em componentes sólidos de madeira aplicados como vigas e colunas, e madeira compensada u como painéis de contraventamento, dentro do conceito de estrutura de treliça.
A tecnologia escolhida diminui o consumo de material enquanto mantém o desempenho e a estabilidade estrutural do conjunto. Também é importante por facilitar o transporte de longas distâncias e o processo de montagem. Além disso, criam-se diversas possibilidades de rearranjos estruturais de acordo com as necessidades de expansão ou de alternativas de concepção da casa.
Acompanhe a Ekó House
Você pode acompanhar a casa ao vivo durante o Solar Decathlon, em Madrid, clicando aqui.
Para conhecer melhor o projeto e saber das últimas novidades, você pode acessar o Site, o Facebook, o Twitter e o Canal no Vimeo, da Ekó House.
A competição segue até o dia 30 de setembro de 2012, também divulgaremos os resultados finais e o projeto de outras casas no nosso site. Enquanto isso, você pode conferir a colocação das equipes sempre atualizadas aqui.