“Quarenta anos atrás, a causa pública mostrou uma poderosa fonte de inspiração. Dado o número de arquitetos que escolheram servi-la, pode-se mesmo falar de um senso comum. Na era do ‘starchitect’, a ideia de suspender a busca de um escritório particular em favor de uma ideologia compartilhada parece remota e insustentável”. No contexto da Bienal de Arquitetura da Veneza de 2012, esta exposição pretende fornecer uma pequena contribuição no sentido de encontrar um senso comum, uma vez mais … ” – Reiner de Graaf, associado do OMA.
AD Interviews: Reinier de Graaf / OMA from ArchDaily on Vimeo.
Em toda a Europa no final dos anos 1960 e início dos anos1970, grandes obras de serviços públicos empregaram arquitetos para projetar uma infinidade de edifícios públicos, em um esforço para servir a causa pública. Reinier de Graaf descreve este “apogeu da arquitetura pública” como “um breve, frágil período de otimismo ingênuo – antes da regra brutal da economia de mercado tornar-se o denominador comum.”
Com curadoria do associado do OMA e Diretor do AMO Reinier de Graaf, juntamente com a associada do OMA Laura Baird, Public Works: Architecture by Civil Servants apresenta 15 obras primas arquitetônicas que foram realizadas por burocratas, em diferentes cidades da Europa, para o bem maior. A exposição revela o estado original e atual de cada projeto através de uma mistura de registros fotográficos.
AD Interviews: Laura Baird / OMA from ArchDaily on Vimeo.
Laura Baird descreve: “Talvez estes edifícios … ainda possam ter uma função muito diferente do que se pretendia, ou quase uma segunda vida … mesmo a estética, o formalismo e a estrutura dos edifícios permanece agradável e moderna 40 anos depois.”
Ironicamente, De Graaf nota, a “ideologia benigna do estado de bem-estar escolheu para ser representado por um estilo arquitetônico conhecido como brutalismo”.
As obras em exposição foram projetadas por arquitetos contratados pelo Greater London Council, o Departamento de Obras Públicas de Amsterdam, o Rijksgebouwendienst holandês, o Senatsbauverwaltung da Berlim Ocidental, e os trabalhos de vários arquitetos na França e Itália como membros de “Conselhos arquitetônicos” especiais, “guiando” o setor público em matéria de arquitetura e urbanismo.
Trabalhos exibidos:
Reino Unido
- Hayward Gallery, Queen Elizabeth Hall & Purcell Room
- Pimlico School
- County Hall Island Block Extension
- Michael Faraday Memorial
Países Baixos
- Wibauthuis, Amsterdam
- Ministerie van Financiën, The Hague
Alemanha
- Akademie der Künste, Berlin
- St. Agnes Kirche, Berlin
- Brücke Museum, Berlin
França
- Centre Administratif à Pantin
- Hotel de Prefecture du Val-D’Oise
- MOZINOR- Montreuil Zone Industrielle Nord
- L’Ecole d’architecture de Nanterre
Itália
- Chiesa di San Giovanni Bono, Milan
A exposição Public Works do OMA está no Pavilhão central do Giardini até 19 de Novembro de 2012.