Recentemente ocorreu o lançamento e a apresentação dos novos produtos da Apple, com destaque para o iPhone 5, por sua popularidade e a grande espera por parte de seus fãs. O novo iPhone 5 pesa cerca de 20% a menos que seu antecessor e inclui uma tela maior, de 4 polegadas, com resolução de 1136 x 640 pixels. O iPhone 5 carrega um novo chip: A6, que permite uma velocidade duas vezes mais alta e o dobro da capacidade gráfica que o anterior. Agora se podem fazer fotografias panorâmicas sem a necessidade de aplicativos, e a nova câmera digital permite uma melhor qualidade das fotos. O novo sistema operacional iOS6 inclui um novo conjunto de mapas, com mais informações e com imagens em 3D nunca antes vistas. A nova bateria permite 225 horas em standby, 8 horas de conversação e 10 horas de navegação wifi.
Embora todos esses novos avanços apresentados sejam esperados pela maioria do público tecnológico, nós, como arquitetos, nos perguntamos sobre o verdadeiro efeito que este dispositivo causará, e tem causado em suas versões anteriores, em nossas vidas e, em especial, em nossos ambientes de trabalho. Evidentemente, os dispositivos móveis e smartphones, como o iPhone, têm modificado completamente a maneira com que nos relacionamos com nosso meio como seres humanos. Mas o que acontece conosco, os arquitetos?
Por acaso o iPhone tem sido capaz de modificar a forma como você trabalha, ajudando-lhe a encontrar inspiração, informação, desenhos, medidas, etc.? Que aplicativos se tornaram ferramentas indispensáveis para seu trabalho?
Conte-nos na seção de comentários como o iPhone (qualquer versão) conseguiu mudar a sua vida como arquiteto. Na próxima semana selecionaremos as respostas mais populares e interessantes para criar uma lista Top 10: As 10 maneiras como o iPhone alterou o mundo dos Arquitetos.
Uma melhora significativa no software iTunes e iCloud foram incorporadas, beneficiando todos os usuários dos diversos produtos da Apple.