O juri da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2012 premiou o pavilhão dos Estados Unidos com uma “Menção Especial” pela sua instalação inovadora intitulada Spontaneous Interventions: Design Actions for the Common Good (ou Intervenções Espontâneas: Ações de Projeto para o Bem Comum). Sob a curadoria e comissionada por Cathy Lang Ho, juntamente com David Van Der Leer e Ned Cramer, a exibição apresenta 124 intervenções urbanas de cunho social que trouxeram melhorias imediatas para o âmbito público.
Com sede no Brooklyn, a Freecell colaborou estreitamente com o estúdio de design M-A-D, com sede em Sausalito e liderado por Erik Adigard e Patricia McShane, no desenvolvimento de um sistema cinético de banners coloridos, contrapesos e roldanas que mostravam as intervenções urbanas. Saiba mais após o intervalo.
Cada projeto é apresentado em um banner suspenso e graficamente representado por um código de barras colorido. A largura de cada faixa representa a prevalência das seguintes categorias em cada projeto: informação (azul), acessibilidade (laranja), comunitário (rosa) econômico (verde claro), sustentabilidade (verde escuro) e lazer (azul).
Quando os visitantes puxam os banners para saber mais das especificidades do projeto, um contrapeso quadrado e preto, inscrito com alguma questão urbana, se ergue pela parede, revelando uma solução para o problema. Variando em escala desde percursos de guerrilha até grandes estruturas, todas as intervenções são realizadas pelo público voluntário ou pago. Consulte a nossa cobertura anterior para saber mais sobre cada participante e as questões importantes abordadas nesta exposição.
Além disso, M-A-D desenvolveu um infográfico integrado que cobre o piso e fornece uma cronologia histórica para as cidades americanas e o ativismo urbano, enquanto um vídeo dirigido por Kelly Lourdenberg revela as aspirações de cada participante.