O pavilhão russo conta com curadoria de Sergei Tchoban. A exposição, desenvolvida pro SPEECH Techoban / Kuznetsov (Sergei Ychoban, Sergey Kuznetsov, Marina kuznetskaya, Agniya Sterligova), apresenta o Strolkovo Innovation Center, um novo empreendimento que busca concentrar o capital intelectual em torno de cinco conglomerados (IT, Biomed, Energy, Space, Nuclear Tech), com projetos de escritórios como David Chipperfield, SANAA, OMA, Herzog & de Meuron, Stefano Boeri, SPEECH, Valode & Pistre architectes e Mohsen Mostafavi, entre outros.
O projeto é apresentado na exposição com diversas informações, ainda que invisíveis dentro do espaço do pavilhão. Uma série de QR Codes envolve o interior dos ambientes do pavilhão russo, no entanto, o que se sente ao entrar no edifício é a luz e seu espaço. Na entrada, depara-se com um tablet por meio do qual se obtém informações digitais sobre Strolkovo.
No nível inferior, o ambiente escuro exibe por entre diversos orifícios imagens das cidades científicas soviéticas, um legado do passado que serve de pano de fundo para o projeto Strolkovo.
O que apreciamos deste pavilhão é o fato de que a tecnologia é usada como uma mídia e o que prevalece é luz e espaço, uma atmosfera particular que envolve o visitante com informações.
Este pavilhão foi premiado com uma menção espacial na Bienal – “the’ i-city’ possui uma abordagem dialética do passado, presente e futuro da Rússia, transformando os visitantes em “espiões” digitais. O júri foi levado por este misterioso tour e seduzido por sua apresentação visual.”
Tivemos a oportunidade de entrevistar Sergei Tchoban e Sergey Kuznetsov, postaremos o vídeo em breve. Em seguida, confira mais fotos tiradas pela fotógrafa de arquitetura Patricia Parinejad (será apresentada em nossa série Fotografia e Arquitetura ) e por Nico Saieh.