A participação da Venezuela na 13ª Bienal de Veneza apresenta uma série de reflexões sobre as condições de vida nas cidades deste século. Intitulada “A Cidade Socializante vs A Cidade Alienante”, está pensada para o público geral, e não somente para os arquitetos, e se sustenta a partir de um conjunto de notas gráficas e cromáticas, além de desenhos criados por Domenico Silvestro, que teve a gentileza de nos apresentar pessoalmente o pavilhão.
“Queria utilizar a tensão e as cores primárias destes croquis para chamar a atenção sobre os aspectos mais problemáticos da cidade hoje”, disse Domenico. “Este grupo de gestos gráficos nos aspiram a definir a imagem de uma nova cidade, ou das cidades do futuro, como também simplesmente criam referências intuitivas, emocionalmente carregadas, ao alcance de todos os visitantes, para que cada um construa sua própria visão das cidades que gostaria de possuir”.
A exposição também apresenta um vídeo com depoimentos dos trabalhos da construção civil na Venezuela, que é projetada sobre uma série de cubos brancos.