“Álvaro Siza. Viagem sem Programa“, exposta na Fondazione Querini Stampalia durante a Bienal de Veneza, narra os aspectos mais pessoais do trabalho de Siza na arquitetura e seu conceito de vida. Em resposta ao anúncio de que Siza receberá o premio 2012 Golden Lion for Lifetime Achievement, os curadores Greta Ruffino e Raul Betii, juntamente com a Associação Cultural MedinicaMentis, começaram a trabalhar com o mestre português para a elaboração dessa retrospectiva única.
A exposição apresenta uma coleção exclusiva de 53 obras, selecionadas pessoalmente pelo arquiteto, que foram desenvolvidos a partir de anotações e croquis, além de uma entrevista em vídeo de 38 minutos.
Continue abaixo para conferir mais fotos da exibição Álvaro Siza, Viagem sem Programa, e veja nossa cobertura anterior para mais informações.
Os curadores Greta Ruffino e Raul Betti explicam: “A exposição explora as qualidades da natureza humana e da cultura de design, com o fim de revelar a ligação indissolúvel entre esses fatores e os sentimentos mais íntimos do arquiteto português. É, portanto, um itinerário emotivo que expressa sua aguda capacidade de observação, que depois se traduz em fragmentos tangíveis da realidade”.