É difícil imaginar a Le Corbusier – a lenda do modernismo do século 20, conhecido por sua branca e limpa estética – desfrutando sua vida cotidiana, neste mundo confuso em que vivemos. Esta é a razão pela qual a Le Corbusier Foundation decidiu publicar algumas fotografias incomuns à cores do arquiteto.
As fotografias foram realizadas para uma publicação na revista Paris Match em 1953 por Willy Rizzo, um fotógrafo de moda dos anos 50 mais conhecido por seu trabalho de registro de celebridades.
As fotografias mostram Le Corbusier, com 66 anos na época, em vários locais em Paris, no Museu Nacional de Arte Moderna, no seu apartamento ou observando algum croquis da famosa Unite d´habitation de Marsella.
No artigo publicado em Fast Company, Kelsey Campbell-Dollaghan comenta que essas imagens nos dão uma ideia por trás do mito: “(…) Quando se fala de Le Corbusier se fala de uma ideia, em vez de uma pessoa . As imagens – do arquiteto antes de ser santificado - foram feitas por Rizzo 12 anos antes de seu falecimento por afogamento no Mediterrâneo, em sua amada casa de veraneio “.
Cita: Joanna Helm. " Le Corbusier em cores" 26 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-72604/le-corbusier-em-cores> ISSN 0719-8906